sexta-feira, 21 de junho de 2013

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

No ano passado, os suecos do Osukaru lançaram seu primeiro álbum (recomendado aqui), deixando uma ótima impressão nos amantes dos bons sons que, desde então, esperavam mais material da banda. Pois na próxima semana chegará às lojas "Triumphant", trabalho que dá sequência à carreira do grupo capitaneado por Oz Ozukaru e que retoma a sonoridade apresentada em 2012, mas dessa vez com dois vocalistas, uma das boas novidades que o novo álbum nos traz.

O álbum abre com "Dawning", introdução instrumental com pouco mais de 40 segundos que prepara o terreno para "Triumphant", rocker cavalar que conta com guitarras cortantes e muito bem postadas, acompanhadas de perto por um baixo pesado e teclados bem discretos. A métrica é excelente, assim como o andamento e o refrão explosivo e o surpreendente solo de saxofone!!!. Logo de cara temos um dos grandes destaques do álbum e que merece múltiplas audições, assim como "Heaven In Your Eyes", rocker monstruoso que se apresenta com uma bela introdução de teclados e saxofone. O arranjo traz uma atmosfera intimista nos versos, mas se converte à um AOR empolgante nas bridges e refrão matador. Gostei demais do solo de guitarra e dos backing vocals espalhados pelos versos, ao invés de ficarem previsivelmente concentrados todos no refrão. Ainda, o saxofone rouba a cena sempre que aparece. Essa canção é apontada facilmente como outro grande destaque do álbum. Em seguida temos "Prisoner Of The Night" (assista ao vídeo aqui),  outro rocker com arranjo caprichado, centrado nas guitarras e pontuado pelo saxofone sempre preciso. O refrão é marcante e traz ambos os vocalistas em ação, o que é sempre interessante. Bela canção, sem dúvida alguma.

Na sequência chega "Walk In Balance", um lindo mid-pacer com arranjo surpreendente. Me agrada demais a base de bateria acompanhada pelos teclados que, desde o início, envolve o ouvinte. As guitarras estão muito bem distribuídas ao longo dos versos, cuja métrica é perfeita. O refrão é marcante e suave, e tudo isso faz dessa canção outro grande momento do álbum. Ouça múltiplas vezes e surpreenda-se!!! Retomando o caminho melodic rock chega "Holding On To Memories", ótima canção que conta com guitarras e teclados bem equilibrados entre versos e bridges muito bem amarrados. O refrão é caprichado e memorável, mas pessoalmente acho que Cecilia Camuii deveria ter soltado mais sua bela voz, e somos brindados com uma aparição breve (mas elegante) do saxofone preciso de Jenz Björk. Seja como for, temos aqui outro destaque do álbum. Mas a grande surpresa chega com "Cruise Control", um westcoast instrumental destruidor onde o saxofone desfila ao lado de guitarras precisas e muito bem trabalhadas, além do baixo e teclados que discretamente acompanham o desenrolar da canção. Uma pena que dure puco mais de 2 minutos, mas ainda bem que qualidade independe de duração. Uma bela surpresa dentro do tracklist, mas que contrasta com o peso de "Mafia Rules", rocker vigoroso que conta com a presença do guitarrista Erik Heikne (da Miss Behavior). O arranjo é todo centrado no trio guitarra, baixo e bateria, mas teclados ocasionais se apresentam marcando a alternância dos vocalistas, o que confere mais dinamismo à canção. O refrão é arrasador e conta com um saxofone discreto em segundo plano, apresentando um contraponto interessante ao peso que predomina ao longo da canção que é, sem dúvida, outro grande momento do álbum. 

Osukaru: Ryberg, Cole, Lopez, Camuii, Osukaru, Werner e Björk
Seguimos em frente com "I Won't Let You Go", rocker bem cadenciado e com arranjo simples, porém altamente eficaz. Baixo e bateria provém a base por onde as guitarras desfilam peso e melodia em perfeita harmonia, cercados pelos vocais de Ms. Camuii. E mais uma vez fiquei com a impressão de que ela devera ter se permitido uma interpretação mais ousada, marcante. Não é uma crítica, mas apenas uma opinião. Enfim, ouça e tire suas próprias conclusões. Em "Never Play With Fire" temos um mid-pacer bem bacana, com boa linha de baixo e guitarras bem postadas, além do refrão sereno onde o andamento desacelera. Entretanto, o arranjo se altera drasticamente depois de passada metade da canção, o que pode não agradar à todos. Logo depois temos "Believe", descomunal mid-pacer que foi o primeiro single do álbum. Com um belo arranjo, cuja base de teclados é pontuada por guitarras sempre precisas, essa canção tem métrica muito bem construída e bridges que culminam em um refrão emocionante. Temos aqui outro grande destaque do álbum que merece múltiplas audições sem moderação alguma. Ainda temos "The Fire Burns On", ótimo radio friendly melodic rock que conta com teclados em primeiro plano acompanhados de perto por guitarras e um baixo pulsante que conduzem o ouvinte por versos bem amarrados com uma melodia crescente que culmina em um refrão empolgante. Canção muito bacana e que merece sua atenção em múltiplas audições.

O álbum chega ao final com duas demos bem bacanas: "Stay Tonight" é um rocker excelente, simples e envolvente, cujo refrão é marcante. Mas, uma vez mais, me fica a impressão de que Ms. Camuii ficou contida em sua interpretação, o que é uma pena, já que a canção pede mais energia. E "Don't Let Go" tem uma linha mais tradicional e essa impressão se acentua no arranjo, mas esse rocker é muito bacana e merece sua atenção em múltiplas audições. Coisa boa, pode apostar...

Em resumo, carísimas e caríssimos, "Triumphant" mostra que o Osukaru continua em franca evolução. A qualidade dos arranjos e o conjunto de canções presentes nesse álbum deixam isso bastante claro, e uma breve comparação com seu trabalho anterior deixa isso ainda mais evidente. Pessoalmente, ouço mais versatilidade na banda, além de canções mais coesas. Destaco também a feliz inclusão do saxofone em várias canções, o que foi uma grande e grata surpresa. Se você ouviu "Salvation" e gostou, prepare-se, porque "Triumphant" mantém a sonoridade sem soar redundante. Álbum mais que recomendado...

OSUKARU - Triumphant
To be released on June 28th via City Of Lights Records
Cat. #COL03

Tracklist
01 Dawning (Intro)
02 Triumphant
03 Heaven In Your Eyes
04 Prisoner Of The Night
05 Walk In Balance
06 Holding On To Memories
07 Cruise Control (Instrumental)
08 Mafia Rules
09 I Won't Let You Go
10 Never Play With Fire
11 Believe
12 The Fire Burns On
13 Stay Tonight (Demo)
14 Don't Let Go (Demo)

Lineup
Oz Ozukaru: guitars, keyboards, backing vocals
Fredrik Werner: vocals, guitars, backing vocals
Cecilia Camuii: vocals, backing vocals
Jenz Björk: saxophone
Adrian Lopez: piano, keyboards
Ryan Cole: drums on tracks 2, 3, 5, 6, 7. 8, 11
Axel Ryberg: drums on tracks 4, 9, 10, 12

Guest Musicians
Erik Heikne: guitars on "Mafia Rules"

2 comentários:

Marcelo disse...

Só falta uma semana! Graças a Deus! rsrsrsrs

Sunset disse...

No aguardo desse e o novo do Newman!!!!

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...