sexta-feira, 27 de setembro de 2013

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Não há como negar que o FM é uma das mais veneradas bandas britânicas de todos os tempos. Mesmo não tendo o destaque merecido no cenário mundial, sua legião de fãs estende-se ao redor do planeta e mantém a banda em franca atividade desde 1986. E certamente, uma das canções mais conhecidas da banda é "Frozen Heart", o cartão de visitas que abriu as portas do universo AOR para o FM e que sobreviveu ao implacável teste do tempo, permanecendo presente nos setlists da banda até hoje.

A primeira canção do single é "Frozen Heart" (assista a primeira versão do vídeo aqui e a segunda aqui), cuja linha melódica envolve desde o começo. A linha de bateria é perfeita, onde os pedais duplos são usados à exaustão - mas como maestria - pelo ótimo Pete Jupp. As texturas delicadas dos teclados de Didge Digital são envoltas pelo baixo preciso de Merv Goldsworthy, e a guitarra certeira de Chris Overland ganha mais destaque em um solo bem trabalhado. Mas o grande destaque fica por conta do incomparável Steve Overland, vocalista muito acima da média - até hoje, diga-se - e que poderia cantar a sessão de obituários e, ainda assim, entreter a platéia. A canção é perfeita, com arranjo,  andamento e melodia mais que acertados, contando com bridges crescentes e um refrão matador, daqueles que ficam ecoando na cabeça durante dias. Um clássico na mais pura acepção da palavra.

FM circa 1986: Chris, Didge, Steve, Merv e Pete
"Love Lasts Forever" é uma linda balada construída com piano e teclados. Com arranjo excelente, essa canção conta com sintetizadores e baixo criando a plataforma por onde guitarras ocasionais se interpões aos marcantes vocais de Steve Overland. E é apenas depois da segunda metade da canção que a bateria se apresenta, fazendo também com que as guitarras assumam a linha de frente, o que confere um pouco mais de peso ao conjunto. "Love Lasts Forever" permaneceu inédita em CD até 1993, quando uma reedição do obrigatório álbum "Indiscreet" foi lançada, mas ainda assim, essa canção não é facilmente encontrada nos álbuns do FM.

De qualquer maneira, dificilmente se erra quando o assunto é FM. A qualidade do trabalho da banda vem se mantendo alta ao longo dos anos e nem as mudanças em seu lineup afetaram esse quesito. E é inquestionável a relevância do FM no cenário AOR, passado e presente, e por isso vale a pena resgatar os registros do início da caminhada da banda. Material mais que recomendado.

FM - Frozen Heart (7" Single)
Released in 1986 via Portrait
Cat. #PRT 650314 7

Tracklist
Side One
01 Frozen Heart
Side Two
Love Lasts Forever

Lineup
Steve Overland: vocals, guitars
Chris Overland: guitars
Pete Jupp: drums, vocals
Merv Goldsworthy: bass, vocals
Didge Digital: keyboards

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...