Após o maravilhoso - e hoje clássico - álbum de estréia, os britânicos da Romeo's Daughter se jogaram na estrada para promover o álbum. Nesse meio tempo, começaram a escrever algumas canções para o segundo trabalho, mas mal sabiam eles que a banda seria dispensada pela gravadora e, para piorar, o movimento grunge começava a abrir suas tenebrosas asas.
Depois de um tempo - cerca de três anos - e já com as canções escritas (mas sem uma gravadora), o legendário Robert John "Mutt" Lange comunicou que não poderia assumir a produção, já que estava trabalhando com o Def Leppard naquela época. Mas Mutt recomendou que eles fechassem contrato logo e que lançassem o material. Seguindo seu conselho, a banda assinou com a Music For Nations. Para promover o novo álbum "Attracted To The Animal" foi escolhida e, pessoalmente, acredito que a banda acertou em cheio!
Com uma sonoridade mais centrada nas guitarras, "Attracted To The Animal" é um rocker cativante e que mostra uma diferença na tendência musical da banda, apesar de ainda orbitar no universo AOR. Me agrada muito o andamento, arranjo e o refrão explosivo, do jeito que os deuses gostam. Uma excelente canção que merecia muito mais destaque do que efetivamente recebeu.
Já "Sugar Daddy" é uma balada intimista, construída sob uma base de baixo pulsante, acompanhada por teclados discretos e pontuada por uma guitarra onipresente. A percussão agrega mais do efeito intimista e se encaixa perfeitamente no arranjo caprichado, diga-se de passagem. Na contramão do que a banda costumava apresentar, essa canção é uma bela surpresa e merece múltiplas audições.
Finalmente, "Talk Dirty To Me" é um rocker muito bacana, que era exclusivo desse single até ser incluída no relançamento de "Delectable", em 2011.. Totalmente centrado nas guitarras de Mr. Joyner, essa canção conta versos embalados pelo baixo em primeiro plano e teclados bastante discretos, mas que se tornam mais evidentes no refrão pegajoso. O arranjo é bastante simples e quando comparo essa canção com o tracklist do álbum, não entendo porque ela ficou de fora. Enfim...
Romeo's Daughter, circa 1993: Wells, Mittman, Matty e Joyner |
Em resumo, nibelungas e nibelungos. "Attracted To The Animal" revela a Romeo's Daughter no início do fim da sua trajetória, que se deu pouco depois do lançamento do álbum "Delectable". Há alguns anos, Leigh Matty me contou que a banda nunca gostou da produção final do trabalho, assinada pelo veterano Andy Reilly juntamente a Romeo's Daughter.
A pressa em capitalizar um momento que já havia passado e a urgência em diminuir um prejuízo pelo atraso no lançamento do álbum tiraram o brilho que o segundo trabalho da banda poderia ter. Entretanto, não há como negar que, apesar de tudo, "Delectable" é um ótimo álbum e "Attracted To The Animal" um single poderoso, que faz jus ao bom nome da Romeo's Daughter. Material mais que recomendado, pode apostar...
ROMEO'S DAUGHTER - Attracted To The Animal CDS
Released in 1993 via Music For Nations
Cat. # CDKUT 155
Tracklist
01 Attracted To The Animal
02 Sugar Daddy
03 Talk Dirty To Me
Lineup
Leigh Matty: vocals
Craig Joyner; guitars, backing vocals
Tony Mittman: keyboards
Andy Wells: drums, backing vocals
Guest musicians
Merv Goldsworhty: bass
Simon Duffy: programming
Nenhum comentário:
Postar um comentário