sexta-feira, 9 de setembro de 2016

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Naquele hoje distante ano de 1986, o universo dos bons sons foi estremecido pelo quinteto britânico que atendia pelo nome de FM, formado a partir dos restos mortais do Samson e da Wildlife, sendo a última uma das mais injustiçadas bandas AOR do início da década de 80. Em 1984, o FM assinou contrato com a Portrait (subsidiária britânica da CBS Records) e um ano depois lançou "Frozen Heart", seu primeiro single e canção absolutamente obrigatória no setlist da banda até hoje. Contando com os poderosos vocais de Steve Overland, o FM tinha não apenas um excelente vocalista, mas também uma banda afiadíssima, capaz de criar momentos sonoros simplesmente emocionantes.

Neste single, "Frozen Heart" (assista aqui o vídeo promocional e aqui a medonha versão para o mercado norte-americano) é apresentada em duas versões, e a primeira delas é a longa, onde a hoje clássica introdução de bateria - com Mr. Jupp castigando os pedais duplos - se estende um pouco mais, tendo inserções vocais ao fundo. A base envolvente de baixo e bateria funciona à perfeição, enquanto as guitarras surgem nas b-sections e refrão, ao contrário das delicadas camadas de teclados, praticamente onipresentes na canção. Alie-se a isso uma melodia extremamente eficaz e um refrão devastador e pronto, você tem um sucesso nas mãos. A maior prova desse sucesso e, justamente, a longevidade dessa canção, regravada pela própria banda ao longo dos anos sem nunca ter chegado remotamente perto do impacto causado pela versão original. Na verdade, me corrijo: a descomunal versão ao vivo é algo quase sobrenatural. Se você ainda não ouviu, não faz ideia do que está perdendo.

Em seguida temos "Love Lasts Forever", uma balada maravilhosa e que era exclusiva desse single até 2012, quando foi incluída na espetacular reedição dupla do álbum "Indiscreet". Totalmente concebida com teclados, essa canção apresenta uma aura intimista que é acentuada por uma discreta linha de baixo e guitarras ocasionais, além de uma interpretação impecável de Mr. Overland. A bateria se apresenta na segunda metade da canção, quando a canção ganha mais peso - especialmente das guitarras, que assumem a linha de frente - mas sem prejudicar o aspecto melódico. Uma belíssima canção e, sem dúvida alguma, uma das mais lindas baladas que o FM já gravou.

FM circa 1986: Didge Digital, Pete Jupp, Chris Overland,
Steve Overland e Merv Goldsworthy
A faixa seguinte é a versão editada de "Frozen Heart" e que foi usada nas rádios britânicas na época, tendo como diferencial a introdução mais curta e um fade out que mutila a canção. O single fecha com "Other Side Of Midnight", outro grande momento na carreira do FM e mais uma canção presente em quase todo setlist da banda. Com guitarras e teclados disputando espaço ao longo de toda a canção e uma consistente linha de baixo em segundo plano, Mr. Overland entrega mais uma daquelas interpretações impecáveis, seja ao longo dos versos, nas b-sections (com andamento alternativo) ou no refrão explosivo que fica na cabeça por dias. Essa é mais uma canção cuja versão ao vivo é arrasadora e que recomendo sem nenhuma dúvida sobre a sua satisfação.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, "Frozen Heart" foi o cartão de visitas do FM em sua chegada no universo dos bons sons. E que chegada foi aquela! Ainda ontem, o álbum "Indiscreet" completou  30 anos de seu lançamento, uma data que apenas corrobora a alta qualidade e longevidade de "Frozen Heart". Apesar de ser uma unanimidade entre os amantes do bom e velho AOR, muitas nibelungas e nibelungos ainda não são familiarizados com o início da carreira do FM e foi a descoberta de alguns deles (em um bate papo sobre AOR oitentista via Skype, na noite de ontem) que me fez recomendar esse single que, como vocês sabem, é material obrigatório na coleção de qualquer sério entusiasta do AOR...

FM - Frozen Heart (12" Single)
Released in 1986 via Portrait/CBS Records
Cat. # DIDGE T1

Tracklist
Side 1
01 Frozen Heart (Long Version)
02 Love Lasts Forever
Side 2
01 Frozen Heart (Short Version)
02 Other Side Of Midnight

Lineup
Steve Overland: vocals, guitars
Chris Overland: guitars, vocals
Merv Goldsworthy: bass, vocals
Pete Jupp: drums, vocals
Didge Digital: keyboards

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...