sexta-feira, 4 de novembro de 2016

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Eu confesso que nunca fui muito fã  - propriamente dito - de Tony Niva, mas curto várias canções de seus álbuns. Quando ouvi "Atmospherical", havia uma grande dose de receio por sabe de antemão que o estilo musical não é exatamente o meu preferido, mas fui surpreendido mais de uma vez enquanto ouvia o álbum. Então, buscando uma explicação para canções que estão no limite entre o melodic rock e o metal, encontrei entre os compositores os nomes de Mick Devine, Lars Chriss e Andy Loos. Devine, como vocês bem sabem, é o vocalista do Seven, banda que contou com as ilustres presenças de Chriss e Loos em seus dois álbuns. Ainda, Kay Backlund (ex-colega de Niva na Lion's Share, assim como Chriss) e Fredrik Bergh também trabalharam com a banda de Devine e ambos estão aqui novamente. 

Então pode-se esperar um álbum do Seven, mas com mais peso? Não exatamente. Tony Niva manteve características marcantes de seus álbuns - especialmente no quesito vocal - mas é inegável que a orientação melódica está um diferente, o que torna "Atmospherical" muito superior a "Relievin' Rain", lançado no ano passado. 

O álbum apresenta rockers envolventes, onde guitarras cortantes e teclados abundantes trabalham em perfeita harmonia, como se percebe em "Dressed To Kill" (assista ao vídeo aqui), na cadenciada "Déjà Vu" (um dos destaques do álbum), na pesada "Spirit Of The Night" e também em "Forbidden Lover", sendo ela mais um destaque do álbum.

Tony Niva, circa 2016
A nova versão de "I'm On A Roll" (originalmente gravada pela Lion's Share em 1988, como b-side do single "Ghost Town Queen") ficou excelente e mantém o alto nível do álbum, detalhe também verificado nas ótimas "Evil Rose", "The Mountain" e "Long Road To Hell & Back", ambas destaques do álbum, sem dúvida alguma.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, "Atmospherical" apresenta Tony Niva em um caminho que me agrada bastante. A estrutura melodic rock combinada com uma precisa dose de peso funcionou muito bem e, no geral, me agradou muito. Vale dizer que a mixagem está excelente, um "detalhe" que vem me incomodando ao longo dos últimos anos em vááários álbuns. Confesso que depois de ouvir "Atmospherical" pela terceira vez seguida, vou buscar os outros álbuns de Niva para fins de comparação. Que esse tenha sido apenas o primeiro de outros álbuns com essa mesma direção musical. Belo álbum e muito recomendado...

NIVA - Atmospherical
Released in October via Avalon/Marquee Japan
Cat. #MICP-11322

Tracklist
01 Dressed To Kill
02 Déjà Vu
03 Spirit Of The Night
04 Forbidden Lover
05 I'm On A Roll
06 Evil Rose
07 Raise Your Voice
08 The Mountain
09 Play Our Songs
10 Wall Of Bricks
11 Long Road To Hell & Back

Musicians
Tony Niva: vocals
Lars Chriss: guitars, drums
Andy Loos: bass
Kay Backlund: keyboards on tracks 1/2/3/5/6/7/10/11
Fredrik Bergh: keyboards on tracks 4/8/9
Mick Devine: backing vocals on tracks 6/10
Nigel Bailey: backing vocals
George Bailey: backing vocals on track 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...