sexta-feira, 6 de julho de 2018

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Um dos álbuns mais esperados do ano, "Set The World On Fire" reúne Johnny Gioeli e Deen Castronovo pela primeira vez em 26 anos, desde o absurdamente obrigatório "Double Eclipse", da Hardline. Desde então, muita coisa aconteceu para ambos: Gioeli seguiu em frente com a Hardline, mas emprestou seus vocais a Axel Rudi Pell e Crush 40, além de participar de inúmeros projetos. Já Castronovo tocou com Ozzy Osbourne e engatou uma brilhante passagem pelo Journey, além de ser membro fundador do Revolution Saints e atualmente integrar o lineup da The Dead Daisies. Ainda que as agendas de ambos sejam bastante ocupadas, a dupla se encontrou na Itália para gravar um álbum que, sem dúvida, deve agradar aos fãs do tradicional melodic rock, onde o peso e a melodia caminham juntas sob uma linha tênue, mas bem demarcada.

A faixa-título abre o álbum trazendo aquele tradicional equilíbrio entre peso e melodia embalados em um arranjo frenético que favorece o poder vocal de Gioeli e Castronovo, como já era esperado. Ambos entregam performances precisas e enxutas, sem nenhuma sobra. Alguns diriam que isso soa artificial, outros diriam que é talento, mas seja como for, o fato é que a canção é incendiária. Já "Through" é um radio friendly mid-pacer envolvente e que cresce feito uma onda, ganhando volume e consistência enquanto a canção se dirige ao refrão explosivo e altamente contagiante, onde o aspecto melódico se sobrepõe à qualquer outro elemento. Com uma pegada semelhante, "Who I Am" é outro mid-pacer de primeira linha, com andamento mais convencional impulsionado por baixo e bateria protocolares, enquanto as guitarras têm mais espaço e preenchem os espaços perfeitamente, enquanto "Fall Like An Angel" retoma o caminho rocker com propriedade, onde os teclados têm mais espaço, sendo acompanhados de perto pelas guitarras em um dos momentos mais radio friendly do álbum. Essas quatro canções apontam a direção musical do álbum, apesar das evidentes diferenças entre elas e, acredite, é impossível ficar fisicamente indiferente a qualquer uma.

"It's All About You" é uma power ballad excelente, com arranjo caprichado e que tem espaço para piano, guitarras acústicas e cordas, além daquele refrão tradicionalmente emocionante, um detalhe de suma importância e que se faz presente na arregaçante "Need You Now", versão anabolizada do hit country originalmente gravado - e composto - pela Lady Antebellum em 2010. Apesar de o resultado ser bacana, seria muito mais interessante uma canção inédita para Gioeli e Castronovo, que acabam por abrir espeço em seu álbum de estréia para ressuscitar uma canção country de quase uma década atrás. Mas em "Ride Of Your Life" a dupla retoma seu caminho e desfila talento e energia em um rocker empolgante, simples, direto e todo interpretado por Castronovo, mas "Mother" conta com ambos os vocalistas em ação em uma faixa de conteúdo mais pessoal para Gioeli, que dedicou a canção à sua mãe.

Johnny Gioeli e Deen Castronovo, circa 2018
E no último quarto do álbum temos a linda power ballad "Walk With Me" seguida dos rockers "Run For Your Life" e "Remember Me" (e sua introdução com teclados chatérrimos), enquanto "Let Me Out" - uma belíssima balada semi-acústica - fecha o álbum de maneira surpreendente e muito, muito bacana.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, não há dúvidas que o trabalho da dupla Gioeli Castronovo deve agradar em cheio aos amantes dos bons sons. As recorrentes lembranças da Hardline e Journey se encarregam de entreter o ouvinte em um jogo de memória bastante agradável. O talento vocal de ambos é inquestionável e não há como apontar quem se sai melhor (se é que algum dos dois consegue isso), e com uma série de canções bem trabalhadas o álbum soa coeso e muito consistente, mesmo com aquela cover ainda inexplicável para este que vos escreve. Seja como for, "Set The World On Fire" vem aí e, desde já, é um forte candidato a "álbum do ano"...

GIOELI CASTRONOVO - Set The World On Fire
To be released on July 13th, via Frontiers Records
Cat. #FR CD 873

Tracklist
01 Set The World On Fire (assista ao vídeo aqui)
02 Through (assista ao vídeo aqui)
03 Who I Am
04 Fall Like An Angel
05 It's All About You
06 Need You Now
07 Ride Of Your Life
08 Mother
09 Walk With Me
10 Run For Your Life
11 Remember Me
12 Let Me Out

Musicians
Johnny Gioeli: vocals
Deen Castronovo: vocals, drums
Alessandro Del Vecchio: keyboards, backing vocals
Mario Percudani: guitars
Nik Mazzucconi: bass

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

A notícia pegou todos de surpresa: no dia 06 de Março, Ted Poley revelou que estava gravando seu novo trabalho solo usando os músicos d...