sexta-feira, 14 de junho de 2019

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Uma das mais reconhecidas vozes vondas da terra da rainha, John Waite já era nome conhecido quando iniciou sua carreira solo, em 1982, tendo passado seis anos como frontman (e quatro deles como baixista) do The Babys, outra banda muito bacana. Quando "Mask Of Smiles" foi lançado, em 26 de Julho de 1985, ele chegou na esteira do excelente "No Brakes", que havia chegado às lojas em 15 de Junho de 1984 armado com os singles "Tears" e "Missing You" e com as certificações de ouro (nos Estados Unidos) e platina (no Canadá). Cercado por um respeitável grupo de músicos (o baixista Donnie Dossov havia participado do álbum anterior), Waite seguiu a direção ditada pela MTV, ou seja, trouxe uma sonoridade mais polida e radio friendly em comparação com seu álbum anterior. O resultado, até hoje, divide opiniões.

"Every Step Of The Way" é um perfeito exemplo dessa sonoridade radio friendly que Waite já havia abraçado em seu álbum anterior, apesar de mais discretamente. Um rocker simples, envolvente, com guitarras e teclados bem distribuídos e com um vídeo promocional que tinha alta rotação na MTV. Pacote completo que funcionou às maravilhas e que fizeram brilhar um dos grandes destaques do álbum, mas que é acompanhado de perto pela energética "Laydown", rocker cativante que dá mais espaço às guitarras, mas sem esquecer dos teclados (tão em voga na época), apesar do refrão mais despido. Já "Welcome To Paradise" tem o formato mais tradicional das maios tradicionais baladas dos anos 80, desde o andamento até boa parte do arranjo e métrica. Mas apesar dessa previsibilidade toda, essa canção é outro destaque, tendo sido lançada como segundo single do álbum.

"Lust For Life" é um rocker mais simples, com estrutura que remete ao trabalho anterior de Waite, sendo eficiente e cumprindo seu papel de manter o ouvinte atento, detalhe que a cover para "Ain't That Peculiar" (originalmente gravada por Marvin Gaye, em 1965) faz de maneira precisa, ainda mais se você conhecer a versão original. Waite adaptou essa canção perfeitamente e o resultado final é surpreendente. Ainda, "Just Like Lovers" é um rocker inofensivo, mas bacana o suficiente para que você ouça até o final.

Enquanto isso, "The Choice" é outra balada que contém todos os elementos que os anos 80 conferiram à esse tipo de canção. Desde o teclado suave na introdução, passando pela métrica dos versos, pelas guitarras ocasionais e pelo andamento envolvente, tudo amarrado irretocavelmente pela interpretação matadora de Waite. Como essa canção não foi lançada como single é um mistério para mim, confesso. Já "You Are The One" surge como um rocker despretensioso e com a sonoridade característica de John Waite, especialmente no refrão, enquanto "No Brakes" é outro rocker que remete ao álbum de 1984, com andamento mais dinâmico e arranjo bastante simples.

John Waite, circa 1985
Em resumo, caríssimas e caríssimos, "Mask Of Smiles" situa-se perfeitamente entre "No Brakes" e o excelente "Rover's Return" (já resenhado aqui). A sonoridade de cada um desses álbuns parece evoluir naturalmente quando ouvidos em sequência, e por isso mesmo "Mask Of Smiles" me parece um daqueles álbuns que merece mais reconhecimento. A abordagem mais radio friendly desagradou muitos fãs que já haviam reclamado desse aspecto em "No Brakes", e olha que naquele álbum a coisa toda foi bem mais discreta. Enfim, se você ainda não conhece "Mask Of Smiles", fica aqui a dica de um belo e bem executado álbum e que deve lhe agradar se você curte os bons sons da década de 80. Mas também fica a dica para ouvir "Rover's Return", que trouxe John Waite em plena forma em um álbum carregado de radio friendly AOR. Seu próximo trabalho seria com o Bad English (onde ele reencontrou Jonathan Cain e Ricky Phillips, seus colegas no The Babys), mas essa é outra história... 

JOHN WAITE - Mask Of Smiles
Released in 1985 via Toshiba EMI Ltd. (Japanese Pressing)
Cat. #CP32-5081

Tracklist
01 Every Step Of The Way (assista ao vídeo aqui)
02 Laydown
03 Welcome To Paradise (assista ao vídeo ao vivo aqui)
04 Lust For Life
05 Ain't That Peculiar
06 Just Like Lovers
07 The Choice (assista ao vídeo aqui)
08 You're The One
09 No Brakes

Musicians
John Waite: vocals
John McCurry: guitars
Ritchie Fliegler: 12-string guitars
Bingo: guitars, backing vocals
Johnny Thunders: guitars on "No Brakes"
Carmine Rojas: bass
Joey Vasta: bass
Donnie Nossov: bass, backing vocals
Frankie LaRocka: drums, percussion
Alan Childs: drums, percussion
Chuck Kentis: electric piano
Tommy Mandel: keyboards, synthesizers
Lenny Pickett: tebnos saxophone on "Just Like Lovers"
Steve Elson: horns
Stan Harrison: horns
Melanie X.:backing vocals on "Ain't That Peculiar"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...