sexta-feira, 21 de junho de 2019

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Um dos nomes mais conhecidos no universo dos bons sons, o britânico John Wetton é mais lembrado como o frontman da Asia, mas seu currículo inclui passagens por Wishbone Ash, King Crimson e Uriah Heep, além de colaborações com Phenomena, Bryan Ferry, Phil Manzanera, Steve Hackett, Geoff Downes e muitos outros. Wetton ainda teve uma curta - mas rica - carreira solo e dentro dessa seção destaco "Voice Mail", belíssimo álbum de 1994 e um dos mais inclinados ao AOR que tanto amamos. 

Uma rápida olhada na lista de músicos envolvidos nesse trabalho dá a dimensão da qualidade do material contido, ainda mais quando sabemos que a maioria das canções foi composta com Bob Marlette (co-autor de 7 das 12 canções do primeiro álbum do The Storm) além das ilustres participações de Jim Peterik, Bruce Turgon, Simon Phillips e Jed Lieber. Some-se tudo isso a exímia mixagem de Chris Lorde-Alge, a produção do renomado Ron Nevison e as irretocáveis interpretações de Wetton e temos um belíssimo álbum AOR que passou batido por muita gente.

De início, não há como negar a coesão do tracklist, que apresenta canções absolutamente voltadas ao AOR e muitas delas com uma inegável aura radio friendly. Curiosamente (mas nem tanto), são justamente essas que me saltam aos ouvidos e que aponto como grandes destaques: a grandiosa "Right Where I Wanted To Be", a envolvente "Sand In My Hand", a arrebatadora "Space And Time" e a baladaça "You're Not The Only One" justificam a aquisição desse álbum. Se você é um entusiasta do bom e velho AOR e nenhuma dessas canções lhe tocar, você precisa de cuidados psiquiátricos.

Além delas, não se pode ignorar a empolgante "Jane" ou as baladas "Crime Of Passion" (que parece ter sido tirada de um álbum da Asia) e "Hold Me Now", além da elegante "Sea Of Mercy". Todas absolutas merecedoras de múltiplas audições, volume máximo e nenhuma moderação.

O legendário John Wetton, circa 1994
Esse álbum foi posteriormente lançado fora do mercado japonês com o nome de "Battle Lines", contendo exatamente o mesmo tracklist, mas arte diferente. Ainda assim, como dito anteriormente, o trabalho passou batido por muita gente, talvez por ter sido lançado em uma época em que o AOR já respirava por aparelhos. Seja como for, "Voice Mail" é, sem dúvida alguma, o álbum que me é mais querido em toda a discografia de John Wetton, incluindo seus álbuns com a Asia. Transbordando qualidade em todos os aspectos, com músicos de primeiríssima linha e canções memoráveis, imagino porque John Wetton nunca se embrenhou mais incisivamente no universo AOR, haja vista que os resultados alcançados quando ele o fez sempre foram acima da média. 

Em resumo, caríssimas e caríssimas, se você ainda não está familiarizado com os absurdamente bons sons de John Wetton, ou se "só" conhece o que o cidadão fez na Asia, acredite, "Voice Mail" será um choque de realidade. Material mais que recomendado, esse álbum é obrigatório na coleção que qualquer um que se considere remotamente um entusiasta do AOR...

JOHN WETTON - Voice Mail 
Released in 1994 via Canyon International
Cat. #PCCY-00573

Tracklist
01 Right Where I Wanted To Be
02 Battle Lines
03 Jane
04 Crime Of Passion
05 Sand In My Hand
06 Sea Of Mercy
07 Hold Me Now
08 Space And Time
09 Walking On Air
10 You're Not The Only One

Musicians
John Wetton: vocals, bass, acoustic guitars, keyboards
Steve Lukather: guitars
Michael Landau: guitars
Robert Fripp: guitars
Bob Marlette: keyboards, grand piano, synthesizers, programming
Simon Phillips: drums
Michael Cartellone: drums
Claude Gaudette: keyboards, programming
Jed Leiber: keyboards, programming
Robbie Buchanan: grand piano
Dave Boruff: alto saxophone
Paul Buckmaster: arrangements for orchestra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...