quinta-feira, 23 de julho de 2009

A ARMA SECRETA DE HOWARD LEESE

No último dia 03 o guitarrista Howard Leese (foto) lançou o ótimo álbum "Secret Weapon", pela Frontiers Records. Há anos apontado como a arma secreta do Heart (e essa foi a razão do título do álbum) o músico cercou-se de grandes nomes do cenário AOR/Melodic Rock (mas não somente) para gravar um álbum, no mínimo, bem interessante. Em entrevista ao pessoal do Classic Rock Revisited ele falou sobre o trabalho.

CRR: Você fez um "álbum de guitarra" muito interessante. Você tem vários estilos, alguns vocalistas convidados e faixas instrumentais.

HL: Não é uma demonstração de pedaços separados, onde cada canção tenta se destacar. Eu tentei não me exibir nem mostrrar o quão rápido posso tocar, ao invés disso, eu tentei tocar o que era apropriado para a música. Outra coisa muito divertida para mim é que toquei todos os instrumentos, com exceção da bateria. Eu tenho que me expressar em um número de diferentes instrumentos. Não é apenas um "álbum de guitarras" porque eu fiz a orquestração e todos os instrumentos. Mas a bateria ficou a cargo de Mark Schulman, que fez um trabalho maravilhoso.

CRR: Você não escreveu essas músicas com intenção comercial.

HL: É arte, livre de comércio. Eu não quis fazer um álbum de sucesso, apenas quis fazer boa música da qual eu me orgulhasse.Eu já tive álbuns de sucesso e álbuns #1 e álbuns de platina e de ouro, e isso é ótimo e bacana, mas a maioria dessas canções são muito longas para tocar em rádio. Eu só quis fazer o que achava ser bom.

CRR: Joe Lynn Turner canta em duas canções. Ele está impecável.

HL: Joe tem uma voz excelente. Ele fez um ótimo trabalho em “Alive Again” . Eu escrevi a canção enquanto estava no México com Paul Rodgers. Eu lhe mostrei a canção e ele disse: "eu gosto, mas estou trabalhando em uma canção muito parecida e no mesmo tom". E quantro mais fundo eu ia na canção, mais ela me soava como material do início do Heart. Eu mandei a música para Ann Wilson mas nunca obtive resposta se ela gostaria de cantá-la ou não. Então, mandeia a música para Joe e fico feliz por isso porque ele fez um ótimo trabalho.

CRR: Jimi Jamison também fez um ótimo trabalho.

HL: Esse é um dos poucos casos onde o vocalista não escreveu os vocais. Jaime Kyle os escreveu. Ela é uma antora de Nashville, escrevey "Stranded" para o Heart, é uma compositora porfissional. Nos encontramos sempre quando ela vem para cá. Minha primaira idéia foi ter Steve Perry cantando essa canção, mas ninguém consegue encontrá-lo e parece que ele não quer fazer nada também. Um amigo meu é baterista e conhece Jimi, já tocou com ele. Jimi adorou a canção e quis cantá-la. Fui claro e disse que estava esperando por Perry, ams que gostaria de ouví-lo na demo. Jimi entrou no estúdio e gravou, e ali eu soube que havia encontrado o cara certo. Nem tentei encontrar Perry depois.

O álbum é muito bacana e apresenta diversidade entre as faixas, o que, se não agrada aos mais puristas, pelo menos não torna o álbum massante e chato. Até mesmo as faixas instrumentais são interessantes e merecem sua atenção, pode acreditar. O tracklist de "Secret Weapon" é o seguinte:

Alive Again (vocals by Joe Lynn Turner)
Heal The Broken Hearted (vocals by Paul Rodgers)
Hot To Cold (vocals by Deanna Johnston & Joe Lynn Turner)
French Quarter (Instrumental feat. Keith Emerson)
33 West Street (Instrumental feat. Paul Reed Smith)
The South Summit (vocals by Duke Fame)
Rada’s Theme (Instrumental)
The Vine (vocals by Jimi Jamison)
In These Eyes (vocals by Keith St. John)
Vermilion Border (Instrumental)
I’ve Been Leavin’ You (vocals by Andrew Black)
Somewhere (Theme From West Side Story) (Instrumental)

Você pode ler a longa entrevista na íntegra - em inglês - clicando aqui.

Um comentário:

adriana disse...

You are on fire Juba San!!! - these reviews are getting longer but this one caught my eye and I am interested.

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...