sexta-feira, 20 de novembro de 2009

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

O Harem Scarem é um dos maiores nomes do Melodic Rock. O anúncio do final da banda – em 2007 – pegou os fãs e apreciadores do trabalho da banda de surpresa, e o espaço deixado por eles permanece – na minha opinião – ainda vago. Mas temos o extenso catálogo da banda disponível, e depois do legendário primeiro álbum, esse “Mood Swings” é o meu preferido, e apontado por muitos dos fãs como o grande clássico da banda. Com produção excelente, canções absolutamente incríveis e uma banda mais que afiada, esse álbum é item obrigatório na coleção dos amantes dos bons sons. E razões prá isso não faltam...

O petardo “Saviours Never Cry” abre o álbum com a guitarra nociva de Pete Lesperance tomando de assalto a tranquilidade do ambiente. Um rocker bem direto e com refrão explosivo, o que faz dessa canção um dos destaques do álbum. Com a mesma receita, a poderosa “No Justice” mantém o nível do álbum nas alturas, mas dessa vez o arranjo é entrecortado por versos envoltos num arranjo mais delicado, e que se transforma num melodic rock visceral nas bridges e explode num refrão forte e marcante. Outro grande destaque, com toda certeza. Então temos o mid-pacer “Stranger Than Love”, que mostra – aos ainda incautos – que a banda sabe trabalhar outras nuances do melodic rock, e a simples variação no arranjo entre versos e bridges mostra isso de maneira bem clara. Um torpedo sonoro que merece detonar seus pavilhões auditivos...e você ainda vai agradecer!!!

Em seguida, o rocker “Change Comes Around” chega num ritmo mais acelerado, mas que não me agrada muito, apesar do refrão ser bacana. Prefiro o molde mais clássico de “Jealousy”, faixa que poderia facilmente figurar no tracklist do primeiro álbum da banda por conter todos os elementos necessários para tanto, seja o arranjo, o andamento ou, simplesmente, o conjunto da obra. Ouça e confira você mesmo. Outro pancada é “Sentimental Blvd.”, que segue no mesmo formato mais clássico do Harem Scarem e, por isso mesmo, me agrada em cheio, com as bridges em ascendente e o refrão sempre contagiante...um dos grandes destaques desse álbum.

“Mandy” é mais um interlúdio onde a guitarra de Mr. Lesperance desfila e prepara seus ouvidos para “Empty Promises”, um rocker até bacana, mas nada que mereça grande atenção, ao contrário de “If There Was A Time”, uma power ballad com arranjo absolutamente calcado nas guitarras e bateria, o que confere peso à melodia com resultado bem bacana. Vale a pena ouví-la com atenção, e mais de uma vez, pode apostar. Em “Just Like I Planned” temos uma faixa totalmente vocal, onde os membros do Harem Scarem mostram que nem só de vocais potentes vive a banda. Uma supresa, devo admitir, mas que soa deslocada do resto do material, ao contrário de “Had Enough”, um rocker arrepiante e com as guitarras – sempre elas – em destaque além da linha flutuante de bateria, o que só acrescenta à canção. Se não é uma maravilha, também não deve passar batida.

Um belíssimo álbum onde as interpretações de Harry Hess caem como uma luva nas melodias executadas pela banda. Para quem conhece os trabalhos posteriores do Harem Scarem, sabe que os canadenses tiveram alguns problemas em manter o altíssimo nível de seus dois primeiros álbuns, mas ainda assim, conseguiram produzir outros álbuns dignos de destaque. De qualquer maneira, esse álbum é mais que recomendado e merece figurar na sua coleção. E se você já tem esse “Mood Swings”, aproveite a ocasião e bote o álbum prá rodar. Tenho certeza que boas lembranças surgirão...hehehe.

HAREM SCAREM – Mood Swings
Released on June 11th 1993, through Warner Music (Canada)
Cat. #CD93139

Tracklist
01. Saviors Never Cry
02. No Justice
03. Stranger Than Love
04. Change Comes Around
05. Jealousy
06. Sentimental Boulevard
07. Mandy
08. Empty Promises
09. If There Was A Time
10. Just Like I Planned
11. Had Enough


Lineup
Harry Hess – vocals, keyboards, guitars
Pete Lesperance – guitars, vocals
Darren Smith – drums, vocals
Mike Gionet – bass, vocals

Guest Musician
Rob Cooper - B3 Organ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...