Pat Benatar é veterana no cenário rocker norte-americano há mais de três décadas, e tem uma série de belos álbuns e singles em seu currículo, e o excelente “Wide Awake In Dreamland” é mais um exemplo disso. O último álbum de Ms. Benatar a figurar no U.S. Top 40 fez bonito, gerando quatro singles e sendo apontado até hoje como um de seus melhores trabalhos. Com a produção de Pete Coleman, Keith Forsey e do marido Neil Giraldo, o álbum tem mais cara de AC Rock do que outra coisa, mas prá quem conhece o trabalho de Pat Benatar, a sonoridade é bastante familiar. E sendo acompanhada por um ótimo time de músicos, o resultado só poderia ser acima da média. Se você não conhece esse álbum, prepare-se prá uma ótima surpresa.
A poderosa “All Fired Up” (single de lançamento, atingindo #2 no U.S. Mainstream Rock Chart e #19 no U.S. Hot 100) abre o álbum jogando pesado com as guitarras cortantes e bateria precisa, tudo isso costurado pelo baixo pulsante e vocais rasgados de Ms. Benatar. O vídeo é de arrepiar e pode – e deve – ser visto aqui . Uma paulada sonora recomendada aos mais devotados amantes dos bons sons e ideal prá ser ouvida na estrada acima do limite de velocidade, e certamente um dos grandes destaques não só desse álbum, mas de todo o catálogo de Pat Benatar. Em absoluto contraste chega “One Love” (o quarto single, atingindo #59 no U.K. Rock Charts), belíssimo mid-pacer construído sob a linha de baixo e bateria, com inserções de guitarra e teclados bastante discretos. A linha vocal se encaixa perfeitamente na melodia e por tudo isso considero essa uma das melhores canções desse álbum, cujo vídeo você pode conferir aqui. Mais uma vez mudando a direção a arrepiante “Let’s Stay Together” (o terceiro single) se apresenta com as guitarras tomando de assalto sua atenção e o loop dá a cadência logo assumida pela bateria e baixo, com Ms. Benatar arregaçando nos vocais. Essa era das canções mais bacanas de se ouvir nos shows da Wide Awake On Tour e, assim como as canções anteriores, considero essa canção um dos destaques do álbum. Pode soar redundante, mas acredite, não é...mesmo!!! Confira o vídeo aqui e tire suas dúvidas...hehehe.
A excelente “Don’t Walk Away” (o segundo single, atingindo #42 no U.K. Rock Charts) é outro mid-pacer de arrepiar (confira o vídeo aqui), onde baixo e teclados fazem toda a base por onde a guitarra e bateria desfilam acompanhando os sempre precisos vocais de Ms. Benatar. Destaco também a percussão, muito bacana nessa canção que, acredite, é outro grande destaque, assim como a arregaçante “Too Long A Soldier”, que tem início tranqüilo com uma envolvente Spanish Guitar que se transforma ao longo da canção que apresenta, ainda, uma riqueza de instrumentos quase imperceptíveis na primeira audição. Um mid-pacer muito elaborado que guarda um refrão poderoso em meio a uma melodia muito bacana. Já “Cool Zero” resgata a atmosfera kick-ass-rocker com Neil Giraldo destruindo sua guitarra logo na introdução com Myron Grombacher acompanhando na bateria, jogando a adrenalina prá cima numa canção que, se não é nenhuma maravilha, pelo menos é bem bacana e diverte. Bela canção, sem dúvida.
Outra canção que merece destaque é a introspectiva “Cerebral Man”, com a melodia amarrada pelo baixo e percussão até o refrão onde se revelam os outros instrumentos numa explosão de sons e numa das melhores interpretações de Ms. Benatar. Confira sem medo e siga com fé até “Lift’em On Up”, um rocker absolutamente simples e empolgante, como manda o figurino. Guitarra, baixo e bateria seguram a onda com os teclados correndo por fora, fazendo bonito e lembrando bastante a sonoridade de trabalhos anteriores de Ms. Benatar. Curto muito essa canção e, da mesma forma, recomendo a ótima “Suffer The Little Children”, que faz uso do loop mais uma vez e tem um belo trabalho de guitarras e uma linha de baixo incessante, tudo isso encaixado em um arranjo muito envolvente. Belíssima canção prá ser ouvida naquele fim de noite, acompanhado ou não. Fechando o álbum temos “Wide Awake In Dreamland”, um rocker bacaninha mas que, em comparação com o resto do material, não me empolga muito. Som bacana, passa desapercebido até, mas não é ruim, longe disso.
Não precisa muito prá descobrir que esse é o álbum que eu mais curto na carreira de Pat Benatar. Não só pelo valor sentimental que o trabalho tem prá mim (foi um dos shows mais marcantes que eu assisti no Canadá) mas também pelo altíssimo nível do resultado final. Na minha opinião, Neil Giraldo elevou seu trabalho com a guitarra à outro nível e Myron Grombacher provou – finalmente – ser um baterista que sabe trafegar entre estilos sem problemas. Kudos, também, ao veterano tecladista Kevin Savigar (que durante anos prestou bons serviços à Rod Stewart) que, como sempre, levou seu instrumento ao limite. Enfim, um belíssimo álbum que figura na minha lista dos melhores da década de 80 e que, por tudo que foi dito acima, chega altamente recomendado às nibelungas e nibelungos da casa.
PAT BENATAR – Wide Awake In Dreamland
Released on June 1988 through Chrysalis
Cat. # F2 – 21628
Tracklist
01. All Fired Up
02. One Love
03. Let's Stay Together
04. Don't Walk Away
05. Too Long A Soldier
06. Cool Zero
07. Cerebral Man
08. Lift 'Em On Up
09. Suffer The Little Children
10. Wide Awake In Dreamland
Musicians
Pat Benatar - Vocals
Neil Geraldo - Guitar
Myron Grombacher - Drums
Fernando Saunders - Bass
Frank Linx - Bass, Backing Vocals
Kevin Savigar - Keyboards
Charlie Giordano - Keyboards
Bo Castro – Percussion
Nick Gilder - backing vocals
Carmen Twillie - backing vocals
Phyllis St. James - backing vocals
Maxine Water - backing vocals
A poderosa “All Fired Up” (single de lançamento, atingindo #2 no U.S. Mainstream Rock Chart e #19 no U.S. Hot 100) abre o álbum jogando pesado com as guitarras cortantes e bateria precisa, tudo isso costurado pelo baixo pulsante e vocais rasgados de Ms. Benatar. O vídeo é de arrepiar e pode – e deve – ser visto aqui . Uma paulada sonora recomendada aos mais devotados amantes dos bons sons e ideal prá ser ouvida na estrada acima do limite de velocidade, e certamente um dos grandes destaques não só desse álbum, mas de todo o catálogo de Pat Benatar. Em absoluto contraste chega “One Love” (o quarto single, atingindo #59 no U.K. Rock Charts), belíssimo mid-pacer construído sob a linha de baixo e bateria, com inserções de guitarra e teclados bastante discretos. A linha vocal se encaixa perfeitamente na melodia e por tudo isso considero essa uma das melhores canções desse álbum, cujo vídeo você pode conferir aqui. Mais uma vez mudando a direção a arrepiante “Let’s Stay Together” (o terceiro single) se apresenta com as guitarras tomando de assalto sua atenção e o loop dá a cadência logo assumida pela bateria e baixo, com Ms. Benatar arregaçando nos vocais. Essa era das canções mais bacanas de se ouvir nos shows da Wide Awake On Tour e, assim como as canções anteriores, considero essa canção um dos destaques do álbum. Pode soar redundante, mas acredite, não é...mesmo!!! Confira o vídeo aqui e tire suas dúvidas...hehehe.
A excelente “Don’t Walk Away” (o segundo single, atingindo #42 no U.K. Rock Charts) é outro mid-pacer de arrepiar (confira o vídeo aqui), onde baixo e teclados fazem toda a base por onde a guitarra e bateria desfilam acompanhando os sempre precisos vocais de Ms. Benatar. Destaco também a percussão, muito bacana nessa canção que, acredite, é outro grande destaque, assim como a arregaçante “Too Long A Soldier”, que tem início tranqüilo com uma envolvente Spanish Guitar que se transforma ao longo da canção que apresenta, ainda, uma riqueza de instrumentos quase imperceptíveis na primeira audição. Um mid-pacer muito elaborado que guarda um refrão poderoso em meio a uma melodia muito bacana. Já “Cool Zero” resgata a atmosfera kick-ass-rocker com Neil Giraldo destruindo sua guitarra logo na introdução com Myron Grombacher acompanhando na bateria, jogando a adrenalina prá cima numa canção que, se não é nenhuma maravilha, pelo menos é bem bacana e diverte. Bela canção, sem dúvida.
Outra canção que merece destaque é a introspectiva “Cerebral Man”, com a melodia amarrada pelo baixo e percussão até o refrão onde se revelam os outros instrumentos numa explosão de sons e numa das melhores interpretações de Ms. Benatar. Confira sem medo e siga com fé até “Lift’em On Up”, um rocker absolutamente simples e empolgante, como manda o figurino. Guitarra, baixo e bateria seguram a onda com os teclados correndo por fora, fazendo bonito e lembrando bastante a sonoridade de trabalhos anteriores de Ms. Benatar. Curto muito essa canção e, da mesma forma, recomendo a ótima “Suffer The Little Children”, que faz uso do loop mais uma vez e tem um belo trabalho de guitarras e uma linha de baixo incessante, tudo isso encaixado em um arranjo muito envolvente. Belíssima canção prá ser ouvida naquele fim de noite, acompanhado ou não. Fechando o álbum temos “Wide Awake In Dreamland”, um rocker bacaninha mas que, em comparação com o resto do material, não me empolga muito. Som bacana, passa desapercebido até, mas não é ruim, longe disso.
Não precisa muito prá descobrir que esse é o álbum que eu mais curto na carreira de Pat Benatar. Não só pelo valor sentimental que o trabalho tem prá mim (foi um dos shows mais marcantes que eu assisti no Canadá) mas também pelo altíssimo nível do resultado final. Na minha opinião, Neil Giraldo elevou seu trabalho com a guitarra à outro nível e Myron Grombacher provou – finalmente – ser um baterista que sabe trafegar entre estilos sem problemas. Kudos, também, ao veterano tecladista Kevin Savigar (que durante anos prestou bons serviços à Rod Stewart) que, como sempre, levou seu instrumento ao limite. Enfim, um belíssimo álbum que figura na minha lista dos melhores da década de 80 e que, por tudo que foi dito acima, chega altamente recomendado às nibelungas e nibelungos da casa.
PAT BENATAR – Wide Awake In Dreamland
Released on June 1988 through Chrysalis
Cat. # F2 – 21628
Tracklist
01. All Fired Up
02. One Love
03. Let's Stay Together
04. Don't Walk Away
05. Too Long A Soldier
06. Cool Zero
07. Cerebral Man
08. Lift 'Em On Up
09. Suffer The Little Children
10. Wide Awake In Dreamland
Musicians
Pat Benatar - Vocals
Neil Geraldo - Guitar
Myron Grombacher - Drums
Fernando Saunders - Bass
Frank Linx - Bass, Backing Vocals
Kevin Savigar - Keyboards
Charlie Giordano - Keyboards
Bo Castro – Percussion
Nick Gilder - backing vocals
Carmen Twillie - backing vocals
Phyllis St. James - backing vocals
Maxine Water - backing vocals
Um comentário:
What a killer review!!! Great work Juliano!!!
I must admit that some of those musicians listed have had solo careers.
I admire Pat Benatars music, especially her tunes from the mid 80s.
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