terça-feira, 13 de abril de 2010

RICHIE SAMBORA FALA SOBRE COMPOSIÇÕES, SOLOS E O SUCESSO DO BON JOVI

Em entrevista muito bacana, o jornalista Joe Bosso falou com o guitarrista Richie Sambora (foto) sobre muita coisa, mas destaco o papo sobre as composições dele com o parceiro Jon Bon Jovi.

Você e Jon foram recentemente incluídos no Songwriters Hall Of Fame. Alguns dos melhores compositores estão lá.

Richie Sambora: "Foi uma honra porque somos votados por nossos colegas. A primeira vez que compareci foi há cinco anos, como convidado. Fui jantar e quando percebi estavam no palco com Paul McCartney, Billy Joel, James Taylor, Carole King, Brian Wilson, Neil Diamond…e eu!"

Vamos falar de composições. Se você puder por em palavras, o que aprendeu ao longo dos anos? Você aprende alguma coisa com o passar dos anos?

Richie Sambora: "Absolutamente. Sem dúvida. Compor é algo muito penoso até você ter sua porimeira canção de sucesso. E você pode medir o sucesso de duas maneiras diferentes: terminar uma canção liricamente primeiro e olhar para o resultado e dizer, 'OK, agora eu tenho uma letra convincente'. E a outra parte do sucesso é, obviamente, gravar um álbum e fazê-lo ser aceito pelas outras pessoas, fazer com que toque as pessoas e que tenha algum significado para elas. "Livin' On A Prayer", "Wanted Dead Or Alive", "It's My Life" - eu tenho sorte de ter escrito várias como essas".

Como seu approach para compor com Jon mudou ao longo dos anos? Se é que mudou...

Richie Sambora: "Não mudou. É muito, muito simples. Nós sentamos com violões ou ao piano, e nós acreditamos que não se pode lapidar uma porcaria. Basicamente, eu posso cantar para você - eu nem preciso de um instrumento...se eu cantasse "Livin' On A Prayer" ou "Wanted Dead Or Alive" ou "I'll Be There For You" ou "Bad Medicine" sem acompanhamento, a cappella, você diria, 'Hey, essa canção é boa'. E basicamente, se resume a isso. Você pode levar uma canção para o estúdio com um produtor e acrescentar os caompanhamentos, mas se você não tem a arquitetura básica da canção e a fundação dessa canção propriamente escrito...quero dizer, Jon e eu não entramos em estúdio com a banda sem termos dez canções meio que prontas".

A entrevista da Music Radar é extensa, mas bem interessante. Você pode ler a matéria na íntegra - in English, as usual - clicando aqui, ou pode fazer o download do áudio aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou baixando o áudio,valeu mesmo,Juba.San!Esse novo template ficou show.Beijo e sucesso!

Juba.San disse...

Eu sabia que você ia curtir isso aqui...hahaha. Tá sumida do MSN, hein...volta!!!
Rock on...

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...