sexta-feira, 9 de julho de 2010

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

A Suécia sempre foi nação respeitada quando o assunto é AOR/Melodic Rock, e Jim Jidhed já tinha seu nome reconhecido no cenário devido aos excelentes álbuns gravados a frente do Alien. Em 2003 ele lançou "Full Circle", seu segundo álbum solo e, na minha opinião, o melhor de sua carreira. Um desfile impressionante de AOR, que coloca esse álbum entre os meus preferidos dessa década e para quem curte os bons sons não é difícil perceber o porque.

Quando "I Will Never Leave You Now" você é arremessado em um turbilhão de guitarras e teclados, tudo muito controlado e organizado, o que resulta em uma dos melhores rockers desse álbum e, por algum motivo, eu imagino Steve Perry - ou qualquer outro com o timbre semelhante - cantando essa canção. Uma excelente maneira de abrir o álbum e "Full Circle" mantém o nível alto, mas com approach mais suave. Outra canção muito bacana é "Silence Of Your Heart", rocker empolgante e que, uma vez mais, me faz imaginar Mr. Perry interpretando a canção, que tem bridges envolventes e refrão marcante.

Seguimos com "Someday", canção descaradamente inspirada nos bons sons do Journey e com resultado bacana. Um mid-pacer bem cadenciado e com belas linhas de guitarra, além da perfeita interpretação de Mr. Jidhed. O álbum muda de rumo com "I Can't Go On", balada de fazer jorrar sangue de pedra. Arranjo delicado, melodia suave e envolvente fazem dessa canção outro destaque desse trabalho. Canção perfeita para ser ouvida com a patroa por perto, pode apostar. Retomando o caminho rocker temos "Anyway You Want It" com suas guitarras em primeiro plano e bateria frenética. Mas gostaria de menos teclados nessa canção, especialmente no refrão, mas não se pode vencer todas. Em tempo: não é cover do Journey.

Mas "Now We Cry" é perfeita, um mid-pacer arrepiante e construído sob teclados e guitarras clinicamente medidas. O arranjo é até simples, mas a linha vocal, por outro lado, é mais sofisticada. Considero essa a melhor canção do álbum todo e uma das melhores interpretações da carreira de Jim Jidhed. Ouça no volume máximo sem medo. E mantenha o volume alto quando "Lost Angels" começar porque aqui temos outro rocker poderoso, onde as guitarras tomam a frente acompanhadas de um baixo bem marcado, sendo que o refrão traz teclados bastante suaves. Essa é outra canção que me lembra o Journey. E temos mais uma balada bacana "I'll Be Ready Then", cujo andamento me agrada muito, assim como o refrão arrebatador. Bela canção, sem dúvida.

"Falling In Love" é outro rocker bem construído, mas de onde eu tiraria uma boa parte dos teclados, deixando que as guitarras tomasse conta de quase tudo. Apesar disso, a canção é bacana e tem arranjo bem empolgante. Uma brusca mudança de clima acontece por conta de "Wish You Were Here", mid-pacer excelente e calcado em uma base de teclados muito bacana, além dos backing vocals que são irretocáveis. Acho que essa canção seria perfeita para Terry Brock. Na reta final do álbum temos "Don't Close Your Eyes", um rocker interessante (e nada além disso) e "Marie", uma linda balada cuja melodia é bastante suave e que apresenta um arranjo igualmente delicado. Mais uma canção para ser ouvida a dois, sem nenhuma dúvida. Bela maneira de encerrar o álbum.

Em resumo, nibelungas e nibelungos, esse é um excelente álbum de AOR e, como já havia dito antes, um dos melhores da década, na minha opinião. Seja pela produção quase perfeita de Tommy Denander, seja pelos músicos envolvidos ou pelas interpretações marcantes de Jim Jidhed, esse álbum merece espaço na sua coleção. Pode acreditar, o material vale muito a pena.

JIM JIDHED – Full Circle
Released in 2003 through Atenzia Records
Cat. #ATZ02006

Tracklist
01. I Will Never Leave You Now
02. Full Circle
03. Silence Of Your Heart
04. Someday
05. I Can't Go On
06. Anyway You Want It
07. Now We Cry
08. Lost Angels
09. I'll Be Ready Then
10. Falling In Love
11. Wish You Where Here
12. Don't Close Your Eyes
13. Marie

Musicians
Jim Jidhed - vocals
Guitars - Tommy Denander, Sayit, Bruce Gaitsch
Keyboard programming - Tommy Denander
Drums - Marcus Liliequist
Bass - Henrik Thomsen, Marcel Jacob
Backing Vocals - Kristoffer Lagerstrom, Pierre Wensberg, Chris Demming, Magnus Tornquist, Elinor Andersson, Peter Wiik, Lennart Carlberg, Stefan Andersson, Kimmo Blom, Erkka Korhonen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...