Chas Sandford (foto) é nome mais que conhecido no universo dos bons sons, tendo escrito canções para gente como Rod Stewart, Don Johnson, Roger Daltrey, Stevie Nicks e Chicago, entre muitos outros. Mas ele sempre é lembrado, primeiramente, por ter escrito "Missing You", o monstruoso hit eternizado na inconfundível voz de John Waite.
Em entrevista ao pessoal da Classic Rock, Mr. Sandford conta a história por trás da canção.
"Essa canção já teve mais de 7 milhões de execuções. Eu gostaria de ter escrito outras dez canções como ela. Eu conheci John quando ele ainda estava no Babys e eu estava trabalhando no estúdio Record Plant. Eu já havia feito tanta coisa para o estúdio que eles me deram um tempo no estúdio, para gravar o que eu quisesse, de graça.
Eu estava em um estúdio enorme e o Babys estava em uma salinha pequena com o produtor Ron Nevison. E eu ficava tocando meu material tão alto no estúdio que uma hora a banda resolveu ir até lá e ouvir o que estava tocando. Mostrei a canção e eles pediram para gravá-la em seu próximo álbum. A canção era "Piece Of The Action" e está no álbum "Broken Heart".
John já havia gravado uma cover de uma canção minha, chamada "Temptation" em seu primeiro álbum solo. E ele estava prestes a entrar no estúdio para gravar seu segundo álbum, dessa vez com Keith Olsen produzindo. Eu já havia trabalhado muito com Keith e acabei fazendo parte desse projeto também. Haviam muitos músicos, ótimos músicos, ali no estúdio, e no papel tudo parecia ser excelente, mas não era. Na verdade, ninguém sabia que direção tomar, e John estava muito chateado com isso. Íamos até a minha casa e tomávamos alguma coisa enquanto John se afogava em sua cerveja e jurava que voltaria para a Inglaterra para abrir uma alfaiataria.
Uma noite, John me perguntou em que eu estava trabalhando e eu disse que estava escrevendo canções para meu próximo álbum. Eu lhe mostrei "Missing You" e John disse que queria gravá-la, e eu disse que eu é que a gravaria em meu álbum. Mas John insistiu para que eu o deixasse, pelo menos, vocalizar aquela canção, só para ver o resultado. Finalmente, concordei. E o álbum no qual eu estava trabalhando nunca foi lançado. Seis meses depois disso, John me ligou e disse que estava em estúdio novamente e que havia retomado as gravações de seu próximo álbum. E me contou que havia gravdo uma versão de "Missing You". Eu não poderia imaginar, porque ofereci aquela canção à muita gente e ninguém a aceitou. Achavam que nunca faria sucesso.
Acabamos gravando a canção, John lançou o álbum e a coisa toda foi um fracasso. Quando ela chegou a posição #200 nas paradas, eu pensei: 'bem, aí vai mais uma que não deu certo'. Então, um amigo me ligou da França e disse que estava trabalhando em um estúdio chamado Super Bear, onde "The Wall" foi editado e The Police e Elton John já haviam gravado. E me chamou para ajudá-lo a organizar algumas canções nas quais estava trabalhando. Não demorou muito e eu fui para lá.
Uma tarde, depois de três meses na França, eu estava a caminho do mercado numa tarde chuvosa, com tráfego pesado, e comecei a passear pelo rádio quando ouvi um riff que me soou familiar. Eu sabia que era eu tocando aquele riff que se repetia, em uma versão remix. Finalmente, John começou a cantar e reconheci "Missing You" na hora! E fiquei imaginando porque diabos estavam tocando "Missing You" na França. Voltei para casa e telefonei para um amigo nos Estados Unidos e lhe contei sobre isso, e ele me disse: "Você não sabe? 'Missing You' está em primeiro lugar há três semanas, tocando até em novelas!"
Eu nunca poderia imaginar. Uma rádio começou a tocar, e depois outra e mais outra e, derepente, o álbum saiu da privada, e tudo isso sem nenhuma promoção da gravadora. O resto, como todos sabem, é história".
Nenhum comentário:
Postar um comentário