De vez em quando abordo o tema "pirataria" por aqui, já que ele está intimamente ligado aos bons sons que tanto curtimos. Agora, essa luta parece estar chegando a um novo patamar. A matéria a seguir foi originalmente publicada no Gizmodo.
Num dos pedidos de patente mais absurdos desde o combo de torradeira com frigideira elétrica, a Apple quer proteger sua relação com os selos fonográficos e estúdios cinematográficos por meio da instalação dos futuros iPhones com bloqueadores de raios infravermelhos, presumivelmente com as casas de shows e cinemas abrigando caixas emissores de sinais bloqueadores.
O requerimento de patente – que inclui arquivos da Apple – sugere que os futuros modelos de iPhone poderiam detectar se uma foto ou vídeo 'inclui um sinal infravermelho com dados codificados', e impedir que o usuário registre o evento. Muito irritante pra pessoa que está tentando tirar uma foto de sua banda favorita, mas especialmente irritante pra pessoa que está apenas tentando tirar uma foto de um amigo que esteja dentro do alcance do sinal infravermelho.
Só porque a Apple requereu uma patente para tal tecnologia, não significa que tal função estará de fato em produtos futuros. È quase certo que tanto as bandas (muitas das quais apreciam e encorajam os fãs a tirarem fotos e gravarem vídeos delas) quanto os usuários demoveriam qualquer empresa de uma iniciativa tão impopular.
Um comentário:
Hahahaha!
Ridículo.
Além de fazer os usuários se sentirem presos/proibidos/com a liberdade roubada, *de nada adiantaria*.
Em uma ou duas semanas algum hacker conseguiria desbloquear isso aí, como fazem com tudo.
Postar um comentário