segunda-feira, 22 de agosto de 2011

FLAMEDOWN EM DETALHES

O parceiro Charlie Giardina (foto) - baixista e vocalista da Flamedown - atendeu meu pedido e, gentilmente, fez um detalhado review track-by-track do primeiro álbum da banda, já lançado pela Eternal Sunday Records.

Abaixo, Charlie descreve as canções que integram o tracklist do álbum:

Weight Of The World: a primeira faixa no álbum e uma das últimas a ser gravada. Tivemos a honra de ter Guy Pratt no baixo nessa canção. Sendo um grande fã do trabalho dele você pode imaginar que honra foi para mim tê-lo no álbum!


Rivers Running Deep: a primeira versão dessa canção era muito diferente, e mais pesada também. Acho que essa canção mostra a influência que bandas como Toto e Journey tiveram em nós ao longo dos anos.


Mystic Kind: escrevi essa canção e não tinha idéia de como o resultado final seria, mas as idéias de CJ Vanston foram incríveis o suficiente para resolver o problema. Gosto muito do 'duelo' entre a guitarra e o teclado!

Someday I: a idéia por trás dessa era gravá-la como uma balada, mas Emiliano fez um excelente trabalho com seu shuffle beat, no estilo que Jeff Porcaro fazia! Essa canção tem o incrível Bruce Gaitsch na guitarra acústica. Originalmente, essa canção foi incluída no primeiro E.P. da banda.

Losin' Ground: Javier criou o riff principal e trabalhamos nele durante os ensaios. Tivemos Ty Tabor na gravação do solo de guitarra e isso foi um grande bônus para nós!

No One: essa foi um das primeiras canções que eu escrevi para a banda. É muito especial para nós já que foi ela que começou tudo, e mais uma vez contamos com Bruce Gaitsch na guitarra acústica.

Time Never Waits: mais uma vez, Javier criou a idéia para o riff. Nos reunimos uma noite no estúdio em minha casa e acertamos a melodia para o vocal e o restante das partes. O grande Michael Thompson gravou esta canção, e não é surpresa que ele seja um dos mais respeitados guitarristas do mundo!

Voices: eu tinha uma demo gravada com uma balada, com letras e arranjo vocais diferentes. Essa foi a primeira canção a ser tocada pelas rádios locais.

Freedom Bound: eu sempre quis tocar uma canção que tivesse arranjo com instrumentos árabes. Ficamos muito satisfeitos com o resultado final e espero que as pessoas também gostem. Normalmente tocamos essa canção na abertura dos shows, e tivemos o prazer de ter Peppy Castro fazendo backing vocals.


Save Me: tenho certeza que Javier foi inspirado pelos solos de Steve Lukather quando teve a idéia para essa canção. Haviam variações nas linhas de baixo e bateria até o dia em que gravamos a versão final. Jeff Babko fez um trabalho maravilhoso nos teclados!


Se você ainda não ouviu o álbum de estréia da Flamedown, não sabe o que está perdendo. Corra atrás dos eu porque vale muito a pena. Mais informações sobre a banda você encontra aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...