Quando o Def Leppard começou a trabalhar no sucessor do clássico "Hysteria" (em Outubro de 1988, logo após o final da "Hysteria World Tour"), não faziam idéia da confusão em que estavam se metendo. Todos sabiam da importância que o sucessor do mais bem sucedido trabalho da banda tinha e, com isso em mente, todos se esmeraram para fazer o melhor possível. Pessoalmente gosto muito do ótimo "Adrenalize", e não apenas por ter sido o último álbum a contar com as inconfundíveis guitarras de Steve Clark, mas porque o trabalho é bastante coeso. Uma das canções que mais gosto no álbum é "Make Love Like A Man", o segundo single promocional e cujo vídeo marcou a estréia de Vivian Campbell. Você pode assistir ao vídeo clicando aqui. Contando com outras três excelentes canções, esse single é um dos meus preferidos.
A primeira canção é, logicamente, "Make Love Like A Man", um rocker empolgante e que conta com as sempre perfeitas guitarras de Phil Collen e a bateria precisa do grande Rick Allen. A métrica e andamento da canção são ótimas e ainda vale destacar o "rap" de Mr. Collen, com seu sotaque caracteristicamente cockney. Um dos grandes destaques do álbum e que, por isso mesmo, acabou como single promocional. Janelas abertas e volume máximo, por favor!
Em seguida temos "Miss You In A Heartbeat", uma monstruosa balada que, inexplicavelmente, acabou fora do álbum (mas foi incluída como uma das bonus tracks da versão japonesa). As guitarras são cuidadosamente distribuíads ao longo da melodia onde a bateria e o baixo fazem uma base consistente. Me agrada demais o arranjo, o refrão emocionante e os backing vocals tradicionais do Def Leppard. Quando incluída na coletânea "Retro Active" - dois anos mais tarde - "Miss You In A Heartbeat" foi lançada como um dos singles promocionais do álbum, que contém nada menos que três versões da mesa canção: acústica, a chamada "electric" (que é a mesma apresentada aqui) e a "piano version". Na minha modesta opinião, nenhuma versão supera a "electric". Uma das mais caprichadas baladas do Def Leppard, e que merece volume máximo, sempre! Mas essa canção foi gravada pela primeira vez em 1991 pela The Law, banda que contava com Paul Rodgers e o baterista Kenney Jones. Mas acredite no tio Juba, a versão do Def Leppard é insuperável.
A canção seguinte é "Action", cover do clássico do Sweet e originalmente lançada em 1975. Não gosto muito dessa coisa de covers, e preferiria uma canção inédita do Def Leppard, mas confesso que curti bastante o que a banda fez, e destaco as guitarras infernais que incendeiam a canção do início ao fim. Eis aqui mais uma canção que merece volume máximo e, de quebra, deixa a dica para você conferir também a versão original.
A última canção é a versão acústica de "Two Steps Behind", que foi incluída na trilha sonora do ridículo filme "The Last Action Hero". Por conta disso, essa versão é a mais conhecida. Ela apresenta diferenças gritantes em comparação com a original,sendo a maior delas o conjunto de cordas regido pelo maestro Michael Kamen (R.I.P.). A melodia é intimista e envolvente, e o approach acústico só faz realçar essas qualidades. Pessoalmente, prefiro a versão original, onde as guitarras e bateria fazem um tremendo estrago (no bom sentido, é claro). Mas ambas versões merecem volume máximo, pode crer.
Em resumo, nibelungas e nibelungos, esse single é um dos meus preferidos na minha coleção do Def Leppard. E falo com segurança porque levei alguns anos para conseguir todos eles (pelo menos uma versão de cada, mas em alguns casos, tenho versões diferentes do mesmo single). Ainda assim, "Make Love Like A Man" está incluído no seleto grupo dos singles que considero indispensáveis em qualquer coleção do Def Leppard. Recomendo sem medo...
DEF LEPPARD - Make Love Like A Man
Released in 1992 on Bludgeon Riffola
Cat. #LEPCB7 (U.K. Pressing)
Tracklist
01 Make Love Like A Man
02 Miss You In A Heartbeat
03 Action
04 Two Steps Behind
Lineup
Joe Elliott: vocals
Phil Collen: guitars, backing vocals
Rick Savage: bass, backing vocals
Rick Allen: drums
P.S. Steve Clark não participou das gravações do álbum "Adrenalize", devido ao seu gravíssimo problema com a bebida. A combinação de alcool com analgésicos acabou por vitimar o guitarrista, encontrado morto em seu apartamento no dia 08 de Janeiro de 1991. Entretanto, ele aparece como co-autor de quase todas as canções do álbum. Vivian Campbell só foi integrado à banda em Abril de 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário