segunda-feira, 12 de novembro de 2012

AS IMPRESSÕES DO NOVO ÁLBUM DA DANTE FOX

Na semana passada, recebi da vocalista Sue Willets e do guitarrista Tim Manford o álbum "Lost Man's Ground" (foto), o mais recente trabalho da Dante Fox e a primeira coleção de material inédito da banda em cinco anos. E valeu a pena esperar...

Tendo em Willets e Manford os únicos integrantes da formação original, a Dante Fox evoluiu bastante e reencontrou a sonoridade do final da década de 90 (mas sem soar datada), e isso se reflete logo em "Who Stole The Innocence", rocker caprichado e que mescla perfeitamente os melhores elementos do AOR com a pegada melodic rock, resultando em uma canção arrebatadora. Sem dúvida, uma das melhores composições da dupla Willets/Manford e, não por acaso, escolhida como single promocional do álbum.

Outra canção que me agradou demais foi "Go Where Your Heart Is", um radio friendly rock empolgante, com melodia e arranjo simples, mas que ficam ecoando na cabeça por horas. Da mesma maneira, o ótimo mid-pacer "Secrets" chama a atenção pela simplicidade e eficiência do conjunto. Em ambas as canções, destaco a colaboração de Eric Ragno, tecladista responsável pelas delicadas e discretas texturas que completam as melodias.

Uma das melhores canções desse álbum é, sem dúvida, a contagiante "I Can't Sleep", um AOR excelente e que ilustra muito bem a sonoridade da déada de 90 a que me referi no inicio da matéria. Guitarras e teclados em perfeita harmonia, envoltos pelos poderosos vocais de Sue Willets. Já "Lost Man's Ground" apresenta mais peso e uma sonoridade bem mais contemporânea, mesma linha melódica de "Under The Seven Skies", de 2007. E "This World" soa como uma ponte entre o passado e o presente da banda, já que traz em seu arranjo momentos mais contemporâneos (nos versos, especialmente) intercalados com o mais tradicional AOR (nas bridges e refrão), num resultado impressionante e surpreendentemente ótimo.

Ainda temos uma regravação para "Goodbye To Yesterday", canção originalmente lançada no álbum "Under The Seven Skies" e que conta aqui com os backing vocals de Tony Mills. Toda a melodia foi centrada e piano e cordas, o que evidenciou ainda mais os vocais de Ms. Willets e o resultado é impressionante. E o álbum chega ao final com uma versão 'radio edit' para "Lost Man's Ground", cuja grande diferença é o tempo de duração em comparação com a versão original.

Em resumo, a gra de parte das canções em "Lost Man's Ground" me remete ao clássico "The Fire Within", lançado em 1999. Desde aquele ano não ouço um álbum da Dante Fox que soe tão coeso e com composições tão impactantes como agora. Como havia dito anteriormente, me parece que a banda resgatou a sonoridade que a fez grande dentro do cenário AOR ao final da década de 90, e tenho certeza que os fãs da banda (como eu) agradecem. 

Você pode comprar o álbum pela Amazon e também via iTunes.

Para mais informações, visite o site oficial da banda.

Recomendo sem a menor sombra de dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...