sexta-feira, 26 de abril de 2013

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Não há dúvidas que o Giant é um dos grandes nomes dentro do universo AOR. E apesar de sua discografia ser breve, a qualidade do material disponível é inquestionável. Por isso, quando encontrei "It Takes Two + Giant Live" não pensei duas vezes antes de comprá-lo, num distante inverno de 1990. Lançado exclusivamente no Japão, esse E.P. traz versões editadas de canções escritas juntamente com Mark Spiro, e que estão no obrigatório "Last Of The Runaways", além de outras três versões ao vivo. E acredite, apesar de trazer apenas sete canções, esse E.P. merece um bom lugar em sua coleção.

A primeira canção é "It Takes Two", belíssimo rocker que tem introdução e todos os versos com arranjo  lento, no melhor estilo balada. As guitarras, sempre bem colocadas, são acompanhadas por teclados muito discretos que criam uma base suave, mas que se transforma radicalmente quando chega o refrão, onde se apresentam o baixo e os backing vocals marcantes, numa explosão melódica de arrepiar a mais insensível das criaturas. Canção que merece volume máximo sempre, assim como a excelente "I'll See You In My Dreams", balada emocionante cujo andamento é muito agradável, além do arranjo envolvente e do tradicional refrão carregado de energia, costurado por guitarras e teclados precisamente distribuídos. Outro grande exemplo dos bons sons que o Giant costumava criar.

Seguimos com "Innocent Days", outro rocker poderoso e cujo arranjo é um dos que mais me agrada nesse E.P., especialmente a virada entre os versos e as bridges, além da guinada no refrão. As guitarras são de precisão absurda, assim como o baixo e a bateria. Ainda, a interpretação de Dann Huff é perfeita e mostra que Mark Spiro entregou acertadamente o comando da banda da banda. E na sequência temos a arrasadora "I'm A Believer", uma das melhores canções que a banda já gravou. Com sua base marcada pela bateria e embalada por teclados inofensivos, o arranjo carrega o ouvinte por um caminho que aos poucos se revela mais consistente, onde as guitarras tem destaque, o baixo providencia mais peso - juntamente com a bateria - e o refrão apresenta backing vocals envolventes. Um verdadeiro desbunde para quem curte os bons sons.

Giant: David Huff, Alan Pasqua, Dann Huff e Mike Brignardello
Entramos na reta final do trabalho com as canções ao vivo, sendo "It Takes Two" a primeira delas. É impressionante ouvir a sintonia da banda no palco, mantendo a mesmíssima unidade que se ouve no álbum, o que comprova a qualidade dos músicos e mostra que a máxima que diz que "quem sabe faz ao vivo" é pura verdade. Ainda, o solo final é mais extenso, o que é sempre bom em se tratando de Giant. E canção seguinte é "I Can't Get Close Enough", rocker bem cadenciado e que apresente uma excelente linha de baixo em primeiro plano. O arranjo é bastante diferente do que se espera da banda, mas isso só vem mostrar a versatilidade que tinham e corrobora a alta qualidade de seus integrantes. O mesmo acontece com a animada "Shake Me Up", rocker com approach um pouco diferente das outras canções. Quem sabe, isso deva-se ao fato dela ter sido escrita em parceria com o grande produtor Terry Thomas. Mas isso não é uma crítica, longe disso, é apenas a constatação de um fato. Essa canção me agrada bastante e destaco o trabalho do baterista David Huff nessa versão ao vivo. Enfim, esse E.P. apresenta material de alta qualidade, no estúdio ou ao vivo, do começo ao fim.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, esse E.P. é muito recomendado não apenas para os fãs do Giant, mas para qualquer entusiasta do bom e velho AOR. Não apenas mostra a banda em começo de carreira, mas também deixa clara a altíssimas qualidade de cada um de seus integrantes, no estúdio e fora dele. Infelizmente, não há nenhum registro oficial do Giant em vídeo, uma falha que se mantém até hoje. Mas o legado deixado nos excelentes álbuns e E.P.'s deve constar na coleção dos amantes dos bons sons, e caso você ainda não tenha esse material recomendado hoje, vá atrás do seu. Satisfação garantida...

GIANT - It Takes Two + Giant Live
Released in 1990 via A&M Records
Cat. #PCCY-10145

Tracklist
01 It Takes Two (Edit)
02 I'll See You In My Dreams (Edit)
03 Innocent Days (Edit)
04 I'm A Believer (Edit)
05 It Takes Two (Live)
06 I Can't Get Close Enough (Live)
07 Shake Me Up (Live)

Lineup
Dann Huff: vocals, guitars
David Huff: drums, percussion, vocals
Mike Brignardello: bass, vocals
Alan Pasqua: keyboards, vocals
Mark Oakley: guitars, backing vocals (on tracks 05 to 07)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...