sexta-feira, 22 de agosto de 2014

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

É impossível falar sobre AOR sem mencionar o Journey, banda que se transformou em uma verdadeira instituição musical norte-americana. Com várias mudanças significativas em seu lineup, os veteranos continuam na ativa até hoje, lançando álbuns que, ultimamente, se alternam entre bons e medianos. 

É verdade que nem sempre foi assim, mas um dos trabalhos mais festejados pelos amantes do AOR recebe olhares raivosos daqueles fãs xiitas. Estou falando do maravilhoso "Raised On Radio", lançado em 27 de Maio de 1986 e que marcou a estréia de Randy Jackson no baixo e de Larrie Londin na bateria. Inclusive, Londin foi apenas um dos três bateras a figurar no álbum, já que o legendário Steve Smith e o excelente Mike Baird também gravaram, mas foi esse último quem saiu com a banda na tour promocional. Cinco singles foram lançados no mercado norte-americano, mas no Japão "Suzanne" foi editado no formato "double A-Side", quando a mesma música era prensada em ambos os lados do disco para facilitar a vida do DJ nas estações de rádio.

Mesmo tendo sido ignorada nas rádios americanas, "Suzanne" - assim como outras canções daquele álbum - merecia mais destaque e até hoje impressiona pela sua qualidade.

Com uma pesada base de teclados e baixo ao longo dos versos e impulsionada pela bateria precisamente marcada de Mr. Londin, "Suzanne" é um radio friendly AOR descomunal. As guitarras surgem nas b-sections e convergem para o refrão explosivo e memorável, onde Mr. Perry mostra aquela qualidade vocal única, unindo alcance e afinação como poucas vezes se ouviu. Ainda, o equilíbrio entre a suavidade melódica dos versos e o punch do refrão é absurdo. Coisa de quem sabe - e muito bem - o que faz.

Também me agrada demais a simplicidade do arranjo, a métrica perfeita e a melodia envolvente aliadas ao talento inquestionável dos integrantes do Journey naquele longínquo 1986. 

Journey, circa 1986: Steve Perry, Jonathan Cain e Neal Schon
Há que se destacar o excelente trabalho de Mr. Jackson e Mr. Londin, que tiveram as ingratas tarefas de substituir, em caráter integral, ninguém menos que Ross Valory e Steve Smith, respectivamente, demitidos da banda por causa de diferenças profissionais. 

Isto posto, pouco resta a dizer sobre "Suzanne". Como já mencionei anteriormente, essa canção merecia muito mais destaque do que eventualmente teve, mas se analisarmos o tracklist de "Raised On Radio", o álbum todo ainda é digno de audições ininterruptas. Seja como for, se é humanamente possível que você ainda não conheça essa canção, fica a recomendação mais que veemente para que você se exponha à uma das mais impactantes canções que o Journey lançou na década de 80. Material muito mais que recomendado...

JOURNEY - Suzanne (7" Single)
Released in 1986 via Sony/CBS
Cat. # XDSP 93076

Tracklist
01 Suzanne
02 Suzanne

Lineup
Steve Perry: vocals
Neal Schon: guitars
Jonathan Cain: keyboards, backing vocals

Guest Musician
Larrie Londin: drums
Randy Jackson: bass, backing vocals
Steve Minkins: percussion

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...