sexta-feira, 5 de setembro de 2014

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Tendo seu nome e talento mais que reconhecidos dentro do cenário musical (tão verdade que, em 1984, ele recusou convites para se juntar ao Chicago e Toto) quando se lançou em carreira solo, em 1996, o baixista, vocalista e compositor Richard Page estava completamente à vontade para gravar o material que bem quisesse. E em um movimento não muito surpreendente, ele se afastou da sonoridade polida e hi-tech do Mr. Mister e do westcoast mais tradicional do Pages e se voltou para um AC Rock mais orgânico e bastante trabalhado. E para promover seu trabalho, Page lançou uma coleção de canções em um EP (hoje, raríssimo) em formato acústico chamado "Acoustic". Contando com alguns dos mais renomados session musicians no mercado, Page acertou em cheio e mostrou que seu talento era tão grande quanto sua versatilidade.

Logo de cara, temos a releitura de "Broken Wings", simplesmente a canção mais famosa do Mr. Mister. Aqui, a base de baixo foi colocada em segundo plano, ganhando a companhia de guitarras acústicas e da bateria mais suave. Arranjo e métrica permaneceram intactos, mas o andamento foi levemente alterado, mas não descaracterizou a canção. Com uma sonoridade mais intimista, essa versão soa mais como uma nova canção. Simplesmente, espetacular!!!

"The Best Thing" não traz muita inovação, a não ser pelo fato de que sua sonoridade foi toda despida. Entretanto, vale mencionar que o baixo e vocais se sobressaem muito mais no formato acústico, o que também se percebe em "Shelter Me", que ganhou mais volume com as quatro cordas em destaque e com as guitarras acústicas surgindo como coadjuvantes.

Em "A Simple Life" ganhou uma versão com guitarras acústicas e nada mais. Dessa maneira, os vocais ganham ainda mais evidência e pode-se perceber a simplicidade do arranjo que se prova mais que eficiente. E para quem se pergunta se essa é a mesma canção gravada pelo australiano John Farnham em 1990, a resposta é sim. Apenas com piano e voz, a ótima "Even The Pain" ganha muito no quesito sobriedade, com Page entregando uma das melhores interpretações de sua carreira. Mais uma vez, métrica e andamento foram mantidos, mas é impossível permanecer indiferente à transformação pela qual a canção passa, se transformando em um dos melhores momentos desse trabalho.

Richard Page, circa 1996
Em resumo, caríssimas e caríssimos, "Acoustic" não só promoveu o excelente álbum "Shelter" - de onde as canções 2 à 5 foram retiradas - como também mostrou que Richard Page sabia viver sem estar cercado por sintetizadores. Sua versatilidade não apenas como músico, mas também como vocalista, ficou mais que evidenciada nesse registro. 

Richard Page ainda está em franca atividade (seu mais recente trabalho foi lançado em 2012) e mal posso esperar por mais um de seus álbuns. Enquanto isso, recomendo que você busque a sua cópia de "Acoustic". Acredite, vale muito a pena...

RICHARD PAGE - Acoustic
Released in 1996 via Blue Thumb Records
Cat. # BTDM-3095

Tracklist
01 Broken Wings
02 The Best Thing
03 A Simple Life
04 Even The Pain
05 Shelter Me

Musicians
Richard Page: vocals, acoustic guitars, piano on"The Best Thing"
Denny Fongheiser: drums, percussion
John Pierce: bass
James Harrah: guitars
Kim Bullard: keyboards

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...