sexta-feira, 7 de novembro de 2014

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Em sua longa e distinta discografia, o Van Halen conta com canções absolutamente memoráveis e que enfrentam o implacável teste do tempo. Independente da época em que chegaram ao mercado, a banda imprime uma sonoridade que transcende o tempo e, dessa maneira, as torna apropriadas e relevantes para o período que for. E entre as "mais recentes" está "Can't Stop Lovin' You", arrebatador single de lançamento do excelente álbum "Balance", lançado em 24 de Janeiro de 1995.

A canção foi concebida depois que o produtor Bruce Fairbairn requisitou uma canção com apelo mais radio friendly. Ao invés de buscar alguma ideia no catálogo de material inédito que a banda dispões, Eddie Van Halen optou por criar uma nova canção. E contando com a colaboração de todos os integrantes da banda, "Can't Stop Lovin' You" foi concebida com uma mensagem de amor e amizade. Ainda, ela faz referência à canção homônima gravada pelo grande Ray Charles em 1962 (apesar de aquela não ser a versão original), quando Sammy Hagar canta "Hey Ray, what you said is true".

Com um arranjo envolvente e um riff grudento, "Can't Stop Lovin' You" revela perfeitamente o lado mais pop do Van Halen, uma face que muitos fãs xiitas (e 'xaatos') insistem em criticar. Azar deles. Ainda, Sammy Hagar capricha na interpretação, que ganha a luxuosa companhia de Michael Anthony no refrão. Enfim, uma canção arrebatadora, excelente para aquele dia ensolarado. Múltiplas audições e volume máximo... sempre!!!

Mas a surpresa do single vem agora!!!

Van Halen, circa 1995: Alex, Michael, Eddie e Sammy
A sombriamente excelente "Crossing Over" é uma daquelas canções que transparecem novos detalhes à cada audição. Com um arranjo intrincado e ritmicamente riquíssimo, essa canção tem a sonoridade oposta à faixa anterior. O andamento é quase desconexo, com vocais que parecem "folgados"dentro da métrica. Mas o destaque fica por conta da linha de bateria!!! Alex Van Halen dá um show, recorrendo às muitas partes de seu enorme kit, alternando analógico com eletrônico, atacando vários pratos... enfim, aos amigos bateristas: dêem a devida atenção à essa canção, sempre no volume máximo!!!

Em resumo, caríssimas e caríssimos, o single de "Can't Stop Lovin' You" vale mais pela canção inédita, que é a bonus track da edição japonesa de "Balance". O lado interessante desse single é o antagonismo entre as duas faixas, fato que é inegável. E tudo isso serve para ratificar, de maneira absoluta, a gama de recursos técnicos que a banda possuía naquela época. Se você já conhece ambas as canções, particularmente, sabe do que estou falando.  Se ainda não conhece, corra atrás do prejuízo porque ainda é fácil repará-lo.

VAN HALEN - Can't Stop Lovin' You CDS
Released in 1995, via Warner Bros.
Cat. # 2-17909

Tracklist
01 Can't Stop Lovin' You
02 Crossing Over

Lineup
Sammy Hagar: vocals
Eddie Van Halen: guitars
Alex Van Halen: drums
Michael Anthony: bass, backing vocals

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...