sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Em 1991, quando "Backlash" chegou às lojas, o Bad English já havia encerrado suas atividades (pelo menos nos bastidores), conforme revelado pelo baixista Ricky Phillips em uma entrevista que conduzi com ele no finado AORShrine. Entretanto, a banda deixou uma série de demos que mostram ótimas canções que poderiam ter sido incluídas no segundo trabalho da banda. Esse material todo, chamado de "The Lost Tapes", são meras sobras de estúdio e não o material do suposto terceiro álbum do Bad English, maneira como ainda muita gente se refere às canções. Nenhum dos integrantes se reuniu após o lançamento de "Backlash" e, com isso, não há que se falar em um terceiro álbum. Seja como for, "The Lost Tapes" é, apesar da qualidade horrenda de som, uma bela coleção do "radio friendly AOR" da terra do Tio Sam.

E isso fica mais que evidente nas explosivas "Hard Rain", "Who Is This Talking?" (com um riff marcante e teclados onipresentes), "World Gone Wild" (que parece aquelas canções de abertura dos filmes adolescentes da década 80), "Full Circle" e a totalmente excelente "Pretty Lies" (backing vocals precisamente distribuídos), todos rockers absolutamente empolgantes e que fariam belo papel em qualquer álbum. 

Com uma inclinação menos "radio oriented", a frenética "Revenge" (com guitarras e bateria no centro das atenções) e "Inner City Refugees" mostram uma pegada diferente, mas com a qualidade de sempre.

Ainda, "Love Burns" (que refrão!!!), a delicada "The Way You Say Goodbye" e a tradicional "Stay With Me" poderiam ser apontadas como exemplos de como power ballads devem ser, com aquelas melodias envolventes e refrões marcantes que tanto gostamos.

Mas confesso que foram os mid-pacers que me conquistaram logo de cara. O que dizer de "Get You Back In My Life", com sua linha de guitarra, baixo e teclados??? Impossível não se deixar envolver, assim como acontece com a destruidora "Love Can't Find You", que opõe teclados e guitarras de maneira fantástica, e deixando o baixo tomar a frente ao longo dos versos. Essas duas canções já justificariam a compra de um possível álbum do Bad English.

Finalmente, versão ao vivo para as clássicas "Missing You" e "Change" encerram esse bootleg trazendo dois registros do Bad English em ação. Existem alguns registros - de péssima qualidade - da banda ao vivo, e é quase inexplicável porque nunca se lançou um show do Bad English em CD. Tive a grata oportunidade de assistir à shows dos caras em 1990  e posso atestar a altíssima qualidade da performance da banda. 

Bad English, circa 1991: Castronovo, Cain, Waite, Schon e Phillips
Apesar da qualidade não ajudar muito, recomendo múltiplas e cuidadosas audições desse material. Não apenas pelo caráter inédito, mas principalmente pelo contexto documental que carregam. Existem, ao menos, três versões desse "The Lost Tapes", sendo que algumas trazem as versões de estúdio de "If Anybody Had A Heart" (gravada para a trilha sonora do filme "About Last Night", de 1986) e "Deal For Life" (da trilha do filme "Days Of Thunder", de 1990), ambas gravadas por John Waite, sendo que a segunda canção contou com a participação de Neal Schon e Ricly Phillips.

Seja como for, é simplesmente lamentável que uma banda do calibre do Bad English tenha chegado ao fim por uma guerra de egos. A tensão entre ele e o guitarrista Neal Schon com o vocalista John Waite chegaram à um ponto tão insustentável que o descontentamento tornou-se público quando o single para "Time Stood Still", trouxe o nome da banda escrito "Bad English Featuring John Waite". Enquanto Schon e Phillips queriam levar a sonoridade da banda para um lado mais pesado, Waite preferia manter - e até acentuar - o lado mais pop, tão verdade que a maioria das canções em "The Lost Tapes" soa muito mais como um de seus trabalhos solo do que como material do Bad English. Entretanto, é inegável o potencial e qualidade da maioria delas. Com os direitos autorais divididos entre muita gente e com os egos enormes de Schon e Waite nessa equação, me parece seguro dizer que jamais ouviremos as versões definitivas de todo esse material, mas podemos nos deliciar com as demos que servem de prova irrefutável que o Bad English ainda tinha lenha prá queimar. Material facilmente encontrado na internet e muito recomendado...

BAD ENGLISH - The Lost Tapes
No release date
No catalogue number

Tracklist
01 Hard Rain
02 Who Is This Talking?
03 World Gone Wild
04 Full Circle
05 Love Burns
06 Revenge
07 Get You Back In My Life
08 The Way You Say Goodbye
09 Inner City Refugees
10 Stay With Me
11 Love Can't Find You
12 Pretty Lies
13 Missing You (Live)
14 Change (Live)

Lineup
John Waite: vocals
Neal Schon: guitars
Jonathan Cain: keyboards, backing vocals
Ricky Phillips: bass
Deen Castronovo: drums

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...