sexta-feira, 1 de maio de 2015

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Surgido das cinzas da Terraplane, o Thunder é uma das bandas mais bacanas do Reino Unido. Ainda em franca atividade (e com um trabalho recém lançado), o quinteto tem uma sólida carreira, baseada em dez álbuns de estúdio, outros sete ao vivo, além de seis coletâneas e vinte e dois singles. Mas toda jornada começa com o primeiro passo e "Backstreet Symphony" foi o terceiro deles, seguindo o caminho aberto por "She's So Fine" e "Dirty Love". Com uma sonoridade característica, melodias marcantes e qualidade acima da média, o Thunder entrava no cenário pela porta da frente.

A excelente "Backstreet Symphony" (assista ao vídeo aqui) é um rocker arrasador, calcado na guitarra ácida de Morley e embalada pelo baixo envolvente de Luckhurst e pela bateria bate-estaca de James. Os vocais de Bowes são como fogo na gasolina e impulsionam a canção com energia na medida certa. Clássico absoluto da banda, essa canção vem sendo executada nos shows desde o lançamento do álbum homônimo, que contou com a produção de Andy Taylor. Não há como negar que "Backstreet Symphony" é uma martelada sonora que merece volume máximo, janelas abertas e uma cerveja gelada.

"No Way Out Of The Wilderness" é um rocker levemente mais contido, mas carregado com a mesma carga de energia. O arranjo privilegia a linha de baixo que é insistentemente pontuada pela guitarra, convergindo para o refrão explosivo e que apresenta uma bem-vinda mudança no andamento. Outra canção espetacular (não incluída no tracklist original do álbum, mas inserida na reedição de 2009) que merece sua total atenção e volume máximo... além de outra cerveja.

Em seguida temos duas canções gravadas ao vivo: "An Englishman On Holiday" é um rocker que tem a cara do Thunder, onde baixo e guitarras assumem a linha de frente com um arranjo envolto numa aura setentista, simples e calculadamente despojado, e que inclui inserções ocasionais de piano. Temos aqui mais uma paulada sonora que merece sua absoluta atenção, assim como ocorre em "Girl's Going Out Of Her Head", rocker muito mais dinâmico e bastante empolgante. O baixo intermitente e a bateria frenética provém  a base por onde guitarras cortantes desfilam sem moderação, com resultado consistente e avassalador, o que é facilmente comprovado com audições que beiram a falta de respeito com os vizinhos.

Thunder, circa 1990: Matthews, James, Bowes, Morley e Luckhurst
Em resumo, caríssimas e caríssimos, esse single mostra como o Thunder começou a solidificar sua carreira, mantendo os principais elementos de sua sonoridade intactos ao longo dos anos, apesar das mudanças que a formação da banda sofreu, especialmente baixistas. Pessoalmente, tenho o Thunder como uma das minhas bandas favoritas e, mesmo tendo alguns álbuns irregulares, sua discografia é impressionante e de alta qualidade. Recomendo investir nas edições japonesas que sempre carregam bonus tracks bacanas, e os DVDs são igualmente merecedores de sua atenção. Enfim, se você ainda não está familiarizado com os bons sons do Thunder, "Backstreet Symphony" (o single e o álbum) é um ótimo começo e esse material merece um lugar em sua coleção, pode acreditar...

THUNDER - Backstreet Symphony CDS
Released in 1990 via EMI
Cat. #CDEM 137

Tracklist
01 Backstreet Symphony
02 No Way Out Of The Wilderness
03 An Englishman On Holiday (Live)
04 Girl's Going Oout On Her Head (Live)

Lineup
Danny Bowes: vocals
Luke Morley: guitars
Gary "Harry" James: drums, percussion
Ben Matthews: guitars, piano, organ
Mark "Snake" Luckhurst: bass

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALECEU DAVID CASSIDY

David Cassidy em uma de suas últimas aparições públicas, no final de 2016 Nunca fui um "fã" propriamente dito de David Cassid...