quarta-feira, 18 de novembro de 2015

UM DOS MELHORES ÁLBUNS DO WHITESNAKE, "SLIP OF THE TONGUE" COMPLETA 26 ANOS

Ao final da tour do clássico "Serpens Albus", o guitarrista Vivian Campbell anunciou sua saída do Whitesnake, alegando diferenças de opinião. Entretanto,o processo de composição para o próximo trabalho já havia começado com David Coverdale e Adrian Vanderberg assinando todas as canções.

Pouco antes das gravações começarem, Vanderberg sofreu uma grava lesão no pulso, o que lhe impedia de tocar, e para ocupar sua posição Coverdale chamou o genial Steve Vai. Curiosamente, Coverdale não conhecia os trabalhos de Vai com Frank Zappa e David Lee Roth, mas havia ficado impressionado com a aparição do guitarrista no filme "Crossroads", o que foi suficiente para lhe garantir um lugar no Whitesnake.

Vanderberg (que apesar de estar creditado no álbum como guitarrista, não tocou uma miserável nota), entretanto, declarou exaustiva e repetidamente que o estilo extravagante de Vai não combinava com o Whitesnake, que deveria ter buscado um guitarrista com approach mais voltado para o blues. Pessoalmente, acho que a chegada de Vai não apenas revitalizou o som da banda, mas também imprimiu um dinamismo nunca visto até então.

Coverdale também recrutou seu amigo de longa data Glenn Hughes para gravar backing vocals, mas o recorrente problema de Hughes com as drogas o impediu de assumir o compromisso como deveria, apesar de ele ter sido creditado no álbum, já que, segundo o próprio Hughes, seus vocais foram usados em três canções. Além dele, o legendário Tommy Funderburk e Richard Page são creditados como tendo gravado backing vocals para o álbum. Os tecladistas Don Airey, Claude Gaudette e David Rosenthal tmabém participaram das gravações, mas a maior parte das gravações feitas por Rosenthal acabaram não sendo usadas.

Lançado em 18 de Novembro de 1989, "Slip Of The Tongue" gerou quatro singles: "Judgement Day" (distribuído como promo), a regravação infernal da clássica "Fool For Your Loving", "The Deeper The Love" e "Now You're Gone". Com exceção do promo, os outros singles figuraram no Top 40 do  U.S. Mainstream Rock Tracks, e "Fool For Your Loving" e "The Deeper The Love" figuraram no Top 5 da Billboard Hot 100.

Whitesnake '98-'90: Rudy Sarzo, Adrian Vanderberg,
David Coverdale, Steve Vai e Tommy Aldridge
A "Slip Of The Tongue World Tour" - que correu o planeta entre fevereiro e setembro de 1990 - era a maior tour que o Whitesnake tinha feito até então. O álbum ganhou uma reedição caprichada para comemorar seu vigésimo aniversário, com a adição de seis bonus tracks e um DVD com os vídeos promocionais e apresentações ao vivo.

Esse álbum divide as opiniões dos fãs até hoje, mas eu curto muito esse trabalho. Tive a oportunidade de assistir três shows dessa tour na Califórnia e a presença de Steve Vai era incendiária. O álbum vendeu pouco mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos e outros tantos mundo afora, mesmo com a cara feia que muita gente fez na época.

Eu lamento que a passagem de Steve Vai tenha sido tão breve e imagino como teria sido o caminho do Whitesnake caso ele tivesse permanecido como guitarrista. A brevidade de sua colaboração com a banda é motivo de alegria para muitos fãs, mas eu - também como fã - lamento... e muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...