sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Os britânicos da Ya Ya estão incluídos naquele nefasto grupo de bandas que tinham tudo para estourar, mas que por algum motivo, acabaram virando história. A banda já havia lançado um álbum em 1984, mas sem o refinamento musical e produção que o excelente "II" apresentou em 1988. Com um AOR tipicamente britânico (e lembrando os bons sons de conterrâneos do calibre de FM e Strangeways e também dos canadenses do Boulevard), a Ya Ya teve uma breve passagem pela estratosfera dos bons sons, mas deixou sua marca de maneira indelével. 

A característica de teclados e guitarras na linha de frente se faz presente em absolutamente todo o álbum, e notadamente nos rockers "Caught In A Lie" (um dos destaques do álbum com um refrão e backing vocals matadores), "When The World Cried" (outro destaque com refrão envolvente - que me lembra "Only The Young", do Journey -, e cujo vídeo pode ser assistido aqui)  e "Love In Vain". Todas essas canções são quase que um manual de como gravar AOR "made in the U.K." e todas são merecedoras de volume máximo e janelas abertas.

Na mesma linha, temos os destaques "Fear Of Flying",  "Julia" (com sua linha de baixo intermitente) e "The First Time" (cuja sonoridade me remete aos bons sons do Boulevard), todos rockers absolutamente radio friendly e transbordando teclados e guitarras, além daqueles refrões empolgantes que tanto nos agradam. Mantenha o volume máximo porque vale muito a pena.

Ya Ya, circa 1988: Stevens, Calcutt, Blue e Garrett
E todo álbum de AOR que se preze tem uma power ballad e "You're All I Need" (outro grande destaque) desempenha esse papel com monstruosa facilidade e com um arranjo bastante tradicional, enquanto o mid-pacer "Set Me Free" (outro dstaque) encerra o álbum de maneira perfeita.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, é uma pena que a Ya Ya não tenha tido uma carreira mais longa. Imagino o que essa banda poderia ter produzido ainda nos anos 90, antes de o grunge estragar a festa. Seja como for, "II" se mantém como um daqueles álbuns que você "tem que" ouvir para entender melhor como era refinado o AOR britânico na década de 80. E é impossível não mencionar as impressionantes interpretações de Sam Blue, responsáveis - em grande parte - pela qualidade desse álbum. Se você ainda não conhece a Ya Ya, eis aqui o melhor de seus trabalhos e um verdadeiro clássico do AOR. Material mais que recomendado...

YAYA - II
Released in 1988 via WEA Records
Cat. #242263-2

Tracklist
01 Caught In A Lie
02 When The World Cried
03 Love In Vain
04 Fear Of Flying
05 The Toughest Race
06 Julia
07 The First Time
08 You're All I Need
09 All Through The Night
10 Set Me Free

Lineup
Sam Blue: vocals
Ray Calcutt: guitars, vocals
Graham Garrett: drums, vocals
Terry Stevens: bass

Guest musicians
Adrian Lee: additional keyboards
Nick Coler: keyboards, vocals
Louis Jardim: percussion on "The Toughest Race"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...