sexta-feira, 3 de junho de 2016

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA


A minha predileção por bandas e artistas australianos é bem conhecida por quem me conhece e uma das melhores bandas já produzidas na terra dos cangurus é, sem dúvida, a Noiseworks. Tendo lançado apenas três álbuns de estúdio, o quinteto liderado pelo excelente vocalista Jon Stevens deixou sua marca no universo dos bons sons com canções carregadas de energia e interpretadas com perfeição. E isso se percebe em "Hot Chilli Woman", um dos singles que promoveram o ótimo álbum "Love Versus Money", lançado em 1991.

A descomunal "Hot Chilli Woman" (assista ao vídeo aqui) é um rocker infernal, com estrutura melódica bastante simples e arranjo bastante dinâmico. A guitarra assume a linha de frente, impulsionada pela bateria bem marcada e pela linha de baixo bastante envolvente. O refrão é explosivo e conta com backing vocals muito bem colocados, que conseguem se destacar em meio ao poderoso vocal de Mr. Stevens, que entrega uma interpretação arrasadora.

"Poontang" merece um comentário a parte. O nome da canções lê-se como "putain", que nada mais é do que puta, em francês. Outra acepção do termo diz respeito ao órgão sexual feminino.

Isto posto, "Pootang" é um rocker bem mais cadenciado, com a guitarra mais trabalhada e desenvolvendo uma sonoridade mais envolvente, enquanto o baixo se apresenta de maneira discreta, em segundo plano. O arranjo tem uma aura bluesy, mas com andamento levemente mais dinâmico. Uma vez mais, Mr. Stevens emplaca uma interpretação irretocável, imprimindo energia sem precisar recorrer a tons mais altos. Uma belíssima canção que é exclusiva desse single, e a julgar pelo conteúdo das letras, isso é bastante compreensível.

Noiseworks, circa 1991: Stevens. Nicol,Stanley, Balbi e Fraser
Em resumo, caríssimas e caríssimos, esse single é simplesmente fantástico. Apesar de conter apenas duas canções, ambos estão entre os melhores momentos do Noiseworks. Seja na infernal "Hot Chilli Woman" ou na safadona "Poontang", a banda esbanja talento e aquela malícia que não se aprende, que é inerente aos grandes nomes do universo dos bons sons. 

O Noiseworks está há cerca de oito anos trabalhando em canções para um novo álbum, mas com a carreira solo de Jon Stevens em atividade, não creio que vejamos os australianos em ação muito cedo. Enquanto isso, fica a recomendação de mais um grande nome do cenário rocker australiano.  coisa fina, pode acreditar...

NOISEWORKS - Hot Chilli Woman CDS
Released in 1991 via Columbia/Sony Music Productions Pty.
Cat. # 656944 2

Tracklist
01 Hot Chilli Woman
02 Poontang

Lineup
Jon Stevens: vocals
Stuart Fraser: guitars, vocals
Justin Stanley: keyboards, vocals
Steve Balbi: bass, vocals
Kevin Nicol: drums

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...