sexta-feira, 19 de agosto de 2016

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Em meados da década de 80, o britânico Peter Frampton já era nome reconhecido no universo dos bons sons graças a uma série implacável de hits. E na época em que os sintetizadores e baterias eletrônicas eram quase que onipresentes, Frampton resolveu incluir o uso dos equipamentos no álbum "Premonition", que gerou o single "Lying". Os fãs mais xiitas torceram o nariz (e ainda torcem), mas para o azar deles, perderam - ou ignoraram - um belíssimo trabalho, mostrou mais da então já conhecida versatilidade de Frampton.


A ótima "Lying" (assista ao vídeo aqui) é um rocker bem cadenciado e repleto de sintetizadores, mas sem nunca esquecer as guitarras. O baixo intermitente (também tocado por Frampton) me agrada bastante, assim como as inserções do teclado. Ainda, o refrão é marcante e traz variações recorrentes nos trabalhos de Frampton. E não pode esquecer do belo solo de guitarra, limpo e direto, envolvente e contagiante como somente os grandes músicos sabem executar. Essa canção contém todas as estruturas melódicas que caracterizam os bons sons de Peter Frampton e, assim sendo, recomendo volume máximo e janelas abertas.

Ah, um adendo: no vídeo podemos ver o renomado baixista Tony Levin, que tocou em quase todo o álbum "Premonition", mas não em "Lying".

Peter Frampton em ação, circa 1986
"You Know So Well" conta com menos sintetizadores e com o baixo em maior evidência. Os licks da guitarra são precisos e muito bem distribuídos dentro de um arranjo bem construído e que conta com um solo excelente, especialmente ao final da canção. O andamento mais dinâmico também surge como fator positivo e a interpretação bem cuidada de Frampton não passa batida. Outra bela canção que merece sua total atenção.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, "Lying" é um belo momento na discografia de Peter Frampton, apesar das críticas da ala mais conservadora da sua base de fãs. Com elementos (na época) novos introduzidos em um contexto antes dominado amplamente pelas guitarras, "Lying" revelou não apenas uma nova sonoridade para Frampton, mas também apontou um caminho pelo qual ele bem poderia ter seguido. Mas por mais breve que tenha sido sua incursão pelo setor dos recursos eletrônicos na década de 80, Peter Frampton deixou sua marca com trabalhos de qualidade, como sempre costuma fazer. Por isso tudo, "Lying"  é material mais que recomendado...

PETER FRAMPTON - Lying (7" Single)
Released in 1986 via Virgin Records Ltd.
Cat. # VS 827

Tracklist
01 Lying
02 You Know So Well

Lineup
Peter Frampton: vocals, guitars, bass, synthesizers
Tony Levin: bass
Steve Ferrone: drums
Richard Cottle: keyboards
Chuck Kirkpatrick: backing vocals
Johnne Sambataro: backing vocals

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...