sexta-feira, 16 de setembro de 2016

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

A pequenina Dinamarca é conhecida pela sua contínua exportação industrial, que incluiu produtos químicos, agrários, de ferramentas e maquinaria. Mas além disso, o país é conhecido e reconhecido pelo sofisticado westcoast que produz de maneira igualmente contínua. E dentro desse segmento, um dos nomes que serve como referência é o Toys Of Joy (originalmente batizada de Don't Mention The War), dupla que deixou uma respeitosa marca no cenário quando, no fim da década de 80, lançou seu primeiro álbum. 

O segundo single que promoveu aquele trabalho foi lançado apenas dois anos depois, mas "Watching Your Moves" retrata, de maneira exata, a sonoridade requintada que é característica do melhor westcoast conhecido. Com melodias envolventes e vocais arrebatadores, o Toys Of Joy é uma aposta certa para os apreciadores do estilo.

A linda "Watching Your Moves" é apresentada em duas versões, sendo a single version ligeiramente mais curta (com edições no solo de guitarra e no fade out) que a versão original. A canção é um belíssimo mid-pacer impulsionado por uma linha de baixo envolvente acompanhada por guitarras e teclados cuidadosamente distribuídos ao longo dos versos e b-sections. O refrão é impactante, mas surpreendentemente suave, sem ter aquele destaque evidente no AOR, mas sendo absolutamente marcante. Os vocais de Mr. Launbjerg são elegantes e usados na medida certa para conferir o brilho que esse tipo de canção exige. Um belíssimo exemplar westcoast que merece sua total atenção e múltiplas audições sem nenhuma moderação.

Toys Of Joy, circa 1990: Egestorp e Launbjerg
"Let It Out" é um westcoast que navega pelo cenário rocker, mistura que costuma render bons resultados. E esse caso não é exceção. Com versos e b-sections envoltos em teclados e guitarras discretas, a canção revela sua aura rocker no refrão, quando as guitarras assumem a linha de frente promovendo uma boa mudança no arranjo. A linha de baixo se torna mais evidente, acompanhando as guitarras e os envolventes backing vocals que se apresentam de maneira contundente. Mais um grande momento que deve agradar em cheio aos amantes dos bons sons, e que também merece múltiplas audições e tudo mais...

Em resumo, caríssimas e caríssimos, o single "Watching Your Moves" é um belíssimo cartão de visitas dos dinamarqueses do Toys Of Joy. Henrik Launbjerg é conhecido como o "Don Henley dinamarques" e se você conhece o trabalho do Toys Of Joy sabe que há uma generosa dose de exagero no comentário, mas seus vocais são absolutamente perfeitos para westcoast e isso fica mais que evidente em qualquer uma das canções da banda. 

O Toys Of Joy lançaria ainda mais um álbum em 1995, com sonoridade mais orgânica e com o mesmo bom gosto de sempre, mas confesso que o primeiro trabalho da dupla é o que mais me agrada em todos os aspectos. Uma boa dica para os apreciadores do bom e velho westcoast...

TOYS OF JOY - Watching Your Moves CDS
Released in 1992 via Polydor
Cat. #865 303-2

Tracklist
01 Watching Your Moves (Single Version)
02 Watching Your Moves
03 Let It Out

Lineup
Henrik Launbjerg: vocals
Hans Henrik Egestorp: guitars, keyboards
Morten Bolvik: keyboards
Steffen Qwist: guitars
Jakob Iisager: drums
Lars Elswing: bass

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...