sexta-feira, 27 de abril de 2018

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Nome bastante reconhecido no cenário AC Rock europeu, o alemão Nino De Angelo (cujo nome é Domenico Gerhard Gorgoglione, de clara descendência italiana) começou sua carreira no início da década de 80, praticando um pop bastante rasteiro, mas amplamente aceito pelo público na época. Em 1983 teve seu primeiro sucesso com "Jenseits von Eden" e, seis anos mais tarde, participou do renomado Eurovision Festival. Tendo seu nome intimamente ligado ao pop, De Angelo resolveu tentar uma nova direção musical  em seus álbuns seguintes e o ótimo "De Angelo" - lançado em 1991 - foi o primeiro deles, tendo "Du Bist Das Feuer" como single de lançamento. Aqui, as canções ganharam guitarras mais evidentes, arranjos mais simples e interpretações mais enxutas, além de ter uma banda propriamente dita, e não uma série de instrumentos programados. As mudanças surtiram efeito mais que positivo e surpreenderam não apenas seus fãs, mas a crítica de maneira geral.

A excelente "Du Bist Das Feuer" é um mid-pacer envolvente, onde os teclados e guitarras assumem a linha de frente, acompanhados por uma linha de baixo discreta. O arranjo é bastante simples, mas conta com b-sections crescentes e um refrão grudento, impulsionado pelos poderoso vocais de Herr De Angelo. O sax é uma bela surpresa e se encaixa perfeitamente na proposta que a canção oferece, e esse conjunto de qualidades faz essa canção ser não apenas o grande destaque desse single, mas também do álbum do qual foi retirada e, sem dúvida, um dos pontos altos na discografia do alemão. Múltiplas audições, volume máximo e air guitars são recomendadas.

"Wildes Herz" é um rocker empolgante, com guitarras em primeiro plano. A canção apresenta versos com andamento em sua primeira parte, sendo que o refrão explosivo traz a fluidez que se espera e, daquele ponto em diante, o andamento sem mantém intocado. Teclados muito discretos surgem em meio ao baixo e bateria, sempre envolvidos pelos marcantes vocais que soam perfeitos para esse tipo de canção. Mais um belo momento do single e que merece sua total atenção.

Finalmente, "La Luna" é apresentada em sua versão italiana, ao contrário daquela constante do álbum. A canção é um rocker agressivo, com o trio guitarra, baixo e bateria cuidadosamente distribuído em primeiro plano. O teclado surge discretamente ao fundo, criando uma base constante e agradável que permanece quase imutável até a chegada do refrão, explosivo e marcante, onde a guitarra se destaca. Mais uma ótima canção que mostra a alta qualidade de De Angelo não apenas como vocalista, mas também como compositor. Volume máximo, múltiplas audições e nenhuma moderação, uma vez mais...

Nino De Angelo, circa 1991
Em resumo, caríssimos e caríssimas, é fato que Nino De Angelo não é um nome conhecido nesta terra de Canarinhos & Vira-Bostas, mas cada um faz suas próprias opções. O que talvez se apresenta como barreira para muitos seja o idioma, um detalhe que faz diferença para muita gente, mas é fato que qualidade transcende idioma, seja ele qual for. Ainda assim, as canções são excelentes e ótimos representantes do AC Rock que se praticava na época de seu lançamento. Na verdade, os arranjos de cada uma delas tem uma americanidade não muito implícita e que certamente soará familiar. Seja como for, Nino De Angelo é apenas um dos artistas alemães que eu curto, de quem tenho a coleção toda e que recomendo aos amantes dos bons sons sem receio algum. Se você não está familiarizado com Herr De Angelo, acredite, ele pode te surpreender...

NINO DE ANGELO - Du Bist Das Feuer CDS
Released in 1991 via WEA Music
Cat. #9031-75412-2

Tracklist
01 Du Bist Das Feuer (ouça a canção aqui)
02 Wildes Herz
03 La Luna (Italienische Version)

Musicians
Nino De Angelo: vocals
Peter Weihe: guitars
Curt Cress: drums
Ken Taylor: bass
Kristian Schultze: keyboards
Hermann Weindorf: keyboards
Rick Keller: saxophone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...