sexta-feira, 20 de julho de 2018

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

O cubano (radicado nos Estados Unidos) Rosco Martinez é dono daquele tipo de vocal que o distingue dos demais, tamanha sua qualidade e potência. Não bastasse isso, Martinez é um compositor de mão cheia e teve seu grande momento em meados da década de 90 quando "Neon Moonlight" decolou na parada da Billboard.

Com a exímia produção do veterano Peter Wolf (responsável pela produção de trabalhos de gente como Chicago, Heart, Aretha Franklin, Gregg Rolie, Roy Orbison, Starship, Boz Scaggs, Go West e muitos outros) e contando com a presença do excelente baterista Vinnie Colaiuta (cuja discografia inclui trabalhos com gente do calibre de Frank Zappa,Sting, Billy Joel, Julian Lennon, Simple Minds, Steely Dan, Stevie Nicks, Megadeth, Jeff Beck e muuuuitos outros), a receita para o sucesso estava pronta.

"Neon Moonlight" é um mid-pacer absolutamente envolvente, impulsionado pela percussão em loop caprichado e por uma implacável linha de baixo em primeiro plano. A bateria com o toque refinado de Mr. Colaiuta fornece o toque final nos versos que se desenrolam com naturalidade, emoldurando os marcantes vocais de Martinez, que revelam sua extensão e força em um refrão explosivo e memorável. Cada elemento foi cuidadosamente projetado e a produção de Mr. Wolf deixa isso bastante claro, fato bastante evidente se você é familiarizado com seu trabalho. Pessoalmente, vejo "Neon Moonlight" como um dos singles mais bacanas da década de 90, merecedor de incontáveis audições e sempre com volume máximo.

E cubano que é, Martinez não poderia deixar de se render a seu idioma e "Capturame" surge como a versão hispânica de "Neon Moonlight", mas apenas isso. A diferença do idioma implica em mudanças drásticas na métrica e esse fator contribui, de maneira decisiva, para que "Capturame"  não soe "apenas" como uma versão. Se a sua predileção impede que o idioma espanhol lhe envolva, paciência, mas se você é aberto à boa música, independente da língua, "Capturame"  certamente vai lhe agradar.

Rosco Martinez, circa 1994
Em resumo, caríssimas e caríssimos, Rosco Martinez é um daqueles nomes que merecia mais destaque. Após o lançamento de seu álbum homônimo, Martinez se voltou à música latina e lançou dois álbuns: o primeiro deles também em 1994, sendo uma versão integral em espanhol de seu álbum de estréia, e o segundo em 1998, também em espanhol e que contou com a produção de um tal Desmond Child. Rosco Martinez também se envolveu em uma série de projetos e trilhas sonoras para cinema e tv, mas nunca retomou sua carreira no universo dos bons sons. A julgar por seu talento avassalador, só temos a lamentar, mas seu álbum solitário pode ser encontrado por aí sem muita dificuldade e se você encontrar uma cópia, acredite vale muito tê-la em sua coleção.

ROSCO MARTINEZ - Neon Moonlight CDS
Releaed in 1994 via Zoo Entertainment
Cat. #72445-14125-2

Tracklist
01 Neon Moonlight (Radio Edit) (assista ao vídeo aqui)
02 Neon Moonlight (Album Version)
03 Capturame

Musicians
Rosco Martinez: vocals, guitars
Peter Wolf: bass, keyboards,
Vinnie Colaiuta: drums
Raphal Padilla: percussion
Ina Wolf: backing vocals
J.D. Nicholas: backing vocals

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...