sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

JEFF SCOTT SOTO DIZ: "NÃO QUERO ENGANAR NINGUÉM"

O grande Jeff Scott Soto, circa 2020
Em anos recentes, cada vez mais artistas têm usado recursos tecnológicos para que seus shows soem mais consistentes. Bem ou mal, bases pré-gravadas são cada vez mais recorrentes para artistas de todos os gêneros, inclusive os de rock.

Em entrevista concedida ao pessoal da MisplacedStraws, o grande Jeff Scott Soto falou sobre o seu uso de backing vocals pré-gravados: "Sempre procurei ser transparente. Não quero enganar ninguém. Se estou fazendo alguma coisa e estamos usando algum tipo de auxílio, serei o primeiro a dizer, 'Hey, todos esses backing vocals que vocês estão ouvindo, é claro, estão sendo tocados atrás de nós, porque sentimos que as canções soariam nuas sem eles e porque não temos um arsenal de pessoas para fazer isso.' E mesmo se usei backing vocals ao vivo, eu nunca os tirei diretamente do álbum para que não soassem fabricados. Eu usarei algumas vozes ou alguns trechos e alguns loops e coisas assim, para que deem uma ideia da sonoridade do álbum, mas que soe completamente falso, como se estivéssemos dublando a coisa toda no palco. Porque tocar ao vivo se você fará isso tudo em cada canção?"

Soto continuou: "Eu fiz isso com o SOTO, eu fiz isso em álbuns solo, porque há certas canções que devem ter um groove que, sem ele, sem um loop ou algo parecido, a coisa toda soa muito plana. É claro, tenho o baterista, mas há coisas que você não consegue reproduzir a menos que use esses recursos. Já fiz isso no passado. Há teclados em certas canções, mas também preciso de dois guitarristas, então coloco o teclado naquele contexto como um loop para que a canção ganhe mais volume. Já fiz uso dessa tecnologia e não vou mentir a respeito. Você precisa ser um imbecil achando que o público não percebe esse tipo de coisa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...