sexta-feira, 27 de abril de 2012

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

O alemão Oliver Hartmann já era nome conhecido no universo dos bons sons quando se lançou em carreira solo, em 2005. Desde então foram lançados quatro álbuns muito bacanas e agora Hartmann retorna ao cenário com "Balance", trabalho que apresenta um excelente conjunto de canções que certamente agradará aos fãs do melhor guitar driven melodic rock.

O álbum começa com "All My Life", um rocker arrebatador cuja introdução já mostra que a canção é coisa fina. Me agrada muito a melodia crescente que culmina em um refrão empolgante, cercado por guitarras nervosas, mas bem controladas. Volume no máximo logo de cara, e pode mantê-lo assim para curtir "Like A River", um mid-pacer com arranjo contemporâneo e muito bacana, especialmente o refrão, daqueles que ficam ecoando na cabeça por horas. Mais um destaque do álbum, assim como "You Are The One", rocker poderoso que conta com uma linha de baixo pesada, pontuada por guitarras bem distribuídas e que ainda traz um refrão explosivo, daqueles capazes de fazer o padre bater na cara do sacristão. Ouça sem absolutamente nenhuma moderação e, enquanto se recupera do impacto, você ainda pode curtir "Fool For You", um rocker bacana e bem trabalhado, mas que não conta com o mesmo brilho das canções anteriores, apesar de ser bem bacana.

Na sequência temos "After The Love Is Gone", outro mid-pacer caprichado e que apresenta uma linha de baixo consistente, entrecortada por teclados e guitarras precisamente espalhados. A melodia é bem construída, crescente e o refrão é forte e marcante. Uma bela canção que merece múltiplas audições. Retomando o caminho rocker do álbum temos "Save Me", onde as guitarras tomam a frente numa melodia bacana que também tem refrão forte, mas o conjunto não tema  mesma força se comparada à outras canções. Enfim, ouçam e tirem suas próprias conclusões porque "Fall From Grace" apresenta uma melodia envolvente. com as bases de guitarra sendo pontuadas por linhas de teclados ocasionais, tudo isso culminando em um refrão bacana e um pouco imprevisível, melodicamente falando. Já "From A Star" é uma balada bem bacana, com base melódica simples e até previsível, mas que revela novos elementos a cada nova audição. Canção que merece audições cuidadosas...

Na reta final temos "Dance On The Wire", um rocker muito bacana e cuidadosamente despretencioso. Ao longo da melodia, elementos elétricos e acústicos convivem em harmonia e formam um conjunto agradabilíssimo de ser ouvido, sem contar que a sonoridade chega como uma bela surpresa. Mais um destaque do álbum, com toda certeza. Já a cover para "Shout" - do Tears For Fears - é interessante, mas não me agradou. As guitarras assumiram toda a parte dos teclados presentes na versão original. Ainda, há um teclado fantasmagórico ao fundo que não me agrada nenum pouco. Não sou fã de covers, vocês bem sabem, mas acredito que essa versão anabolizada de um dos clássicos da década de 80 encontrará apreciadores. Não sou um deles. Prefiro o material original como a belíssima "Face The Truth", mid-pacer caprichado, com melodia envolvente, arranjo certeiro e com um refrão matador para completar. Eis aqui outro grande destaque do álbum, assim como a excelente "The Best Is Yet To Come", baladaça de arrepiar, com melodia bem trabalhada e arranjo muito bacana, além do refrão arrepiante. ótima canção para encerrar o álbum.

Em resumo, nibelungas e nibelungos, apesar de uma ou outra canção menos brilhante, "Balance" é um excelente álbum. O conjunto funciona muito bem e mostra claramente a evolução musical de Oliver Hartmann. Apesar de permanecer no universo melodic rock, o alemão apresenta uma ótima coleção de canções que variam de maneira natural dentro do mesmo estilo. Em um ano onde os lançamentos estão surpreendendo, "Balance" faz bonito e merece estar em sua coleção.

HARTMANN - Balance
To be released on June 01st, via Avenue Of Allies
Cat. #Avenue 12040042

Tracklist
01 All My Life
02 Like A River
03 You Are The One
04 Fool For You
05 After The Love Is Gone
06 Save Me
07 Fall From Grace
08 From A Star
09 Dance On The Wire
10 Shout
11 Dance On The Wire
12 The Best Is Yet To Come

Lineup
Oliver Hartmann - vocals, guitars
Mario Reck - guitars
Armin Donderer - bass
Dario Ciccioni - drums

Guest Musicians
Jürgen Wüst - organ on "Fall From Grace"
Xavier Fischer - keyboard on "After The Love Is Gone"
Tiffany Kirkland - backing vocals

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...