sexta-feira, 4 de outubro de 2013

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Quando o veterano Don Barnes deixou o 38 Special em 1987, muita gente achou que a banda entraria em hiato para encontrar um substituto. Ledo engano. Pouco tempo depois, Max Carl era anunciado como novo frontman da banda, gerando uma certa preocupação entre os fãs, dadas as diferenças entre os dois vocalistas. Mas quando "Second Chance" foi lançada, atingindo a posição #1 no Billboard Adult Contemporary Chart em 1988, apresentou-se também uma sonoridade que seguia a mesma linha traçada pela banda em seu álbum anterior, mesclando elementos do tradicional southern rock à um AC Rock mais acessível e de maior apelo comercial. A mistura deu muito certo e criou um dos álbuns mais interessantes do catálogo do 38 Special, apesar de muitos fãs mais xiitas torcerem o nariz para o ótimo "Rock & Roll Strategy". E com um single de peso promovendo o trabalho, a banda foi apresentada à toda uma geração que, até então, ou desconhecia os caras ou simplesmente não curtia a sonoridade que a tornou famosa, mas "Second Chance" mudou isso.

A excelente "Second Chance" (assista ao vídeo aqui) é uma linda balada construída sob um riff constante de guitarra acompanhado por um teclado bastante discreto. Junte-se à isso outra guitarra muito bem postada e o baixo que pontua o andamento de maneira perfeita - juntamente com a bateria muito bem cadenciada - e a interpretação mais que acertada de Max Carl. Todos esse elementos reunidos compõe uma canção arrepiante, cujo arranjo soa intimista se ser redundante, contando com bridges crescentes e um refrão marcante, além de harmony vocals muito bem postados. Não por acaso, "Second Chance" foi um dos destaques de 1988 e permanece como uma das canções mais conhecidas do 38 Special.

38 Special circa 1988: Van Zant, Junstrom, Carlisi,
Carl, Grondin e Chauncey
Mas ainda há mais surpresas, já que "Comin' Down Tonight" mostra a banda em um território absolutamente AC Rock. Um riff de guitarra acompanhado por um breve piano servem de introdução para um rocker cavalar, cuja base simples - mas muito eficiente - revela um arranjo sem muito requinte, mas isso pouco importa. Com andamento acertado, melodia cativante e um refrão arrebatador, essa canção é absolutamente radio friendly e em nada lembra o southern rock que tornou o 38 Special reconhecido, mas isso não é uma crítica, longe disso!!! É apenas a constatação de um (excelente) fato. Essa é uma daquelas canções que merecem ser ouvidas no volume máximo em um perfeito dia de sol.

Em resumo, o single de "Second Chance" pode ser uma tremenda surpresa para quem conhece apenas um lado da carreira do 38 Special. Mas acredite, é uma excelente surpresa, afinal de contas, é gratificante ouvir uma grande banda mostrando versatilidade sem oportunismo e, principalmente, com qualidade. Recomendo esse single e também o excelente álbum com "Rock & Roll Strategy" ênfase. Pode acreditar, é material merecedor de um lugar em sua coleção...

38 SPECIAL - Second Chance (7" Promo)
Released in 1988 via  A&M Records/Festival Records Pty.
Cat. # AM 1273

Tracklist
Side One
1 Second Chance
Side Two
1 Comin' Down Tonight

Lineup
Max Carl: vocals, keyboards
Donnie Van Zant: backing vocals
Jeff Carlisi: guitars
Danny Chauncey: guitars
Larry Junstrom: bass
Jack Grondin: drums

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...