sexta-feira, 1 de novembro de 2013

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Com uma carreira consolidada na música e na televisão, Rick Springfield estava por cima da carne seca em meados da década de 80. Mas ele buscava se distanciar um pouco da sonoridade quase que totalmente eletrônica que havia mostrado em "Tao", seu ótimo álbum lançado em 1985, resgatando elementos musicais mais simples, mas não simplistas. 

Com isso em mente, ele abandonou os sequenciadores, cercou-se de grandes músicos e começou a trabalhar no material que daria origem ao excelente "Rock Of Life", de 1988 (cuja resenha pode ser lida aqui). Conferindo mais destaque às guitarras e vocais, Springfield usou a faixa-título do álbum como single promocional e ela serviu como cartão de visitas da proposta que o álbum traria meses depois. Pessoalmente, me agradou em cheio.

A arrasadora "Rock Of Life" tem uma introdução vocal quase fantasmagórica, quando repentinamente as guitarras assumem a linha de frente onde a bateria (acompanhada de um memorável riff) dita a cadência. Teclados muito bem distribuídos e na dose certa estão espalhados pela melodia cujo arranjo varia nos versos e bridges, culminando em um refrão direto, onde todos os elementos convergem ao mesmo local e atingem o ouvinte em cheio. Os metais conferem brilho e se destacam em meio às guitarras e tudo mais. Vocais cirurgicamente bem postados arrematam o pacote que já era absurdamente excelente em formato instrumental. Uma belíssima canção que funcionava maravilhosamente bem ao vivo e que considero uma das melhores na carreira de Mr. Springfield. Mais do que merecedora de janelas abertas, dia de sol e uma bela cerveja gelada para acompanhar.

Rick Springfield, circa 1988
"The Language Of Love" é um rocker muito bacana e que merecia ter permanecido no álbum. Estruturalmente, a canção lembra muito o material lançado por Springfield entre 1982 e 1984, mas acompanhado por teclados eventuais. O arranjo é bastante simples, assim como a melodia contagiante. Andamento e métrica remetem, uma vez mais, à primeira parte da década de 80 e esse conjunto de fatores reunidos funcionou muito bem. O refrão é curto e rápido, mas deixa um rastro de guitarras e vocais bem postados. Um radio friendly rocker de arrepiar...

Em resumo, caríssimas e caríssimos, "Rock Of Life" não é apenas uma excelente canção, mas também uma das melhores composições na vasta e ótima discografia de Rick Springfield. Além disso, "The Language Of Love" vem como um bônus excelente. Eu tenho outras três versões desse single, uma delas em CD e com outras duas canções, mas não inéditas. Recomendo seriamente esse single não apenas pela ótima faixa-título, mas principalmente pela canção inédita. Se você não é familiarizado com os trabalhos de Rick Springfield, aqui está uma boa sugestão de por onde começar. Mas se você já conhece os bons sons do australiano, então sabe do que estou falando...

RICK SPRINGFIELD - Rock Of Life (7" Promo)
Released in 1988 via RCA
Cat. #104805

Tracklist
Side One
01 Rock Of Life
Side Two
01 The Language Of Love

Musicians
Rick Springfield: vocals, guitars, keyboards, sampling, backing vocals
Tim Pierce: guitars
Dann Huff: guitars
Randy Jackson: bass
Alan Pasqua: keyboards
Bill Cuomo: keyboards
Curt Cress: drums
Carol Steele: percussion
Tommy Funderburk: backing vocals
Fred White: backing vocals
Larry Williams: sax
Gary Herbig: sax
Jerry Hey: Trumpet
Gary Grant: trumpet
Bill Reichenbach: trombone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...