sexta-feira, 13 de março de 2015

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Desde que retomaram a carreira em 2009, os britânicos do FM vem lançando (quase que) um álbum por ano, ou no mínimo, um E.P. (o que ocorreu em 2009, 2010, 2012 e 2014). Com sete trabalhos gravados desde então, uma nova sonoridade vem sendo trabalhada, onde elementos mais modernos são mesclados à outros mais clássicos. A mistura nem sempre funciona de maneira homogênea, mas posso afirmar categoricamente que "Heroes And Villains" é, sem sombra de dúvida, o mais consistente álbum que o FM apresentou desde seu retorno ao cenário. Basicamente, o que vejo aqui é o resgate da base melódica que tornou a banda legendária dentro do universo AOR, onde as melodias são fáceis, memoráveis e extremamente contagiantes, qualidades encontradas mesmo nas duas canções mais pesadas do álbum. Dessa maneira, é fácil dizer que, finalmente, o "FM voltou a ser FM". 

Me agradaram muito canções como "Digging Up The Dirt" (assista ao vídeo aqui) e "Big Brother" (um dos destaques do álbum), rockers cavalares centrados nas guitarras e com approach mais pesado. Ainda assim, com refrões marcantes e melodias envolventes. Recomendo múltiplas audições de ambas...

Mas o FM mostra o que faz de melhor no destruidores "radio friendly" rockers "You're The Best Thing About Me" e "Call On Me", ambas com refrões explosivos e melodias que ecoam na cabeça por horas. Impossível não lembrar dos primeiros trabalhos da banda ao ouvir essas canções que despontam como dois dos grandes destaques do álbum e que, por isso mesmo, merecem múltiplas e barulhentas audições.

Com tanta qualidade quanto as canções já citadas, as ótimas "Shape I'm In" e "Somedays I Just Want To Rock & Roll" (ambas "radio friendly" até a medula) são rockers bem construídos e consistentes  que merecem sua total atenção.

"Life Is A Highway", "I Want You", "Fire & Rain" e "Cold Hearted" são rockers que lembram os melhores momentos do FM nos anos 90 e que certamente agradarão aos fãs mais antigos e mais novos de maneira equivalente.

FM: Jupp, Kirkpatrick, Overland, Davis e Goldsworthy
Ainda, "Incredible" desponta como uma power ballad em formato clássico, enquanto "Walking With Angels" é uma linda balada acústica que surge como excelente surpresa ao final do álbum. Dois momentos diferenciados dentro do tracklist e que merecem múltiplas e cuidadosas audições.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, repito aqui o que disse há algumas semanas em um grupo no Facebook, após ter ouvido "Heroes And Villains" pela primeira vez: esse álbum supera, com facilidade, ambos os "Rockville" e coloca o FM de volta nos eixos. O álbum traz não somente excelentes canções, mas consolida de uma vez por todas a versatilidade dos britânicos, que conseguem variar sobre o mesmo tema sem soar repetitivos. Cabe ressaltar o excepcional trabalho de Jim Kirkpatrick, cada vez mais integrado ao FM a ponto de soar como se estivesse lá há décadas. E não há muito o que falar sobre Steve "The Satanic Viking" Overland, um homem capaz de cantar a seção de obituários e ainda assim entreter uma platéia. Não resta nenhuma dúvida de que "Heroes And Villains" figura, desde já, entre os melhores álbuns do FM e certamente será apontado como um dos destaques de 2015, o que faz dele compra mais que obrigatória...

FM - Heroes And Villains
To be released on April 17th via Frontiers Records
Cat. # FR CD 684

Tracklist
01 Digging Up The Dirt
02 You're The Best Thing About Me
03 Life Is A Highway
04 Fire & Rain
05 Incredible
06 Call On Me
07 Cold Hearted
08 Shape I'm In
09 Big Brother
10 Somedays I Only Want To Rock & Roll
11 I Want You
12 Walking With Angels

Lineup
Steve Overland: vocals, guitars
Pete Jupp: drums, vocals
Merv Goldsworhty: bass, vocals
Jim Kirkpatrick: guitars, vocals
Jem Davis: keyboards, vocals

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FINALMENTE, OS DETALHES DE "ANGELS IN BLUE", O NOVO ÁLBUM DO FIND ME

Arte xexelentíssima do terceiro (e muito aguardado) álbum da dupla Find Me Depois de muito mistério e uma boa dose de atraso, a Frontie...