sexta-feira, 20 de março de 2015

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Apesar de ser um dos mais respeitados nomes no cenário AOR/Melodic Rock na Europa, Steve Newman ainda desfruta de uma certa falta de reconhecimento. Dono de um catálogo impressionante (atualmente composto por 12 álbuns), repleto de canções arrebatadoras e álbuns incríveis, Newman tomou um rumo surpreendente em 2014 quando anunciou que regravaria seu primeiro álbum, originalmente lançado em 1997 pela Escape Music. Regravações sempre me enchem de reservas, mas felizmente, Newman fez exatamente o que se propôs a fazer: regravou as canções respeitando a estrutura original de todas elas! 

Mas qual a vantagem, então? A vantagem é ouvir canções já bem maturadas com a mesma sonoridade, mas envoltas em tecnologia muito mais moderna, o que faz uma tremenda diferença na experiência auditiva. Ainda, não é difícil perceber que os vocais estão mais bem colocados (sutilmente, é verdade, mas é perceptível) e a mixagem serve melhor ao trabalho. Ainda, quatro canções - sendo três inéditas - foram incluídas para deixar ainda melhor o que já era excelente.

O tracklist do álbum é bastante coeso e apontar destaques não é tarefa fácil, mas não impossível. Pessoalmente, os impressionantes rockers "If It's Love" (com um refrão arrasador!!!), "Faith" (monstruoso AOR com andamento envolvente e refrão explosivo) e "Let Your Heart Rule" (outro refrão matador!!!), juntamente com o mid-pacer "When I Wake Up" e a baladaça "Say You Believe" (melodia envolvente e refrão marcante) são o fino do álbum, mostrando equilíbrio perfeito entre a pegada do melodic rock e a melodia mais refinada do AOR, numa mistura que poucos sabe fazer com tamanha eficiência. Entretanto, essas canções não são tudo o que o álbum tem a oferecer.

E prova disso são "A Million Men" (b-sections e refrão poderosos) e "That Kind Of Girl" (com um apela 80's evidente), dois rockers explosivos e de alto calibre que, aliados à balada "Tears Are Not Enough" (com seu arranjo refinado e diferenciado) mostram a alta qualidade de Steve Newman não apenas como compositor, mas também como intérprete, especialmente quando levamos em conta que todo esse material já tinha 17 anos quando foi regravado.

Mas ainda não acabou: temos as bonus tracks na nova versão do álbum!!! 

Steve Newman, circa 2013
O excelente rocker "Backdoor Man" é a única canção que não era inédita já que, mesmo sendo gravada nas sessões do primeiro álbum, acabou ficando de fora e usada como bonus track da edição japonesa de "Dance In the Fire", terceiro álbum de Newman e lançado em 2000. Gosto muito da construção melódica e do andamento dessa canção e recomendo múltiplas audições. Já as outras três canções foram gravadas como demo em 1996, mas acabaram esquecidas. E é quase inacreditável que mid-pacers espetaculares como "Crush On You" e "Stand Up" (ambos totalmente radio friendly e, logicamente, figurando como destaques do álbum) ficaram fora da edição original do álbum, mas graças aos deuses essa falha foi corrigida em tempo.

Isto posto, caríssimas e caríssimos, eu corrijo agora a vergonhosa falha de não ter escrito um review sobre este álbum no ano passado. Steve Newman conseguiu resgatar todo o brilho de seu primeiro trabalho, mas elevou o nível de qualidade com a experiência que os anos na estrada lhe conferiram. Eu recomendo à vocês que ouçam as duas versões do álbum, experiência que proporciona uma visão mais detalhada - e muito agradável - das diferenças que ambas as edições apresentam. Se você ainda não está familiarizado com os grandes trabalhos de Newman, ainda há tempo de reparar esse dano e adicioná-los à sua coleção. Mas mesmo que você já seja conhecedor de seus álbuns, essa nova versão do álbum que iniciou tudo é mais que recomendada para figurar em sua coleção.

NEWMAN - Newman
Released in 2014 via Chrome Dome Music
Cat. # CRDO-14-01

Tracklist
01 If It's Love
02 A Million Men
03 Say You Believe
04 What Does It Take
05 Faith
06 Let Your Heart Rule
07 When I Wake Up
08 That Kind Of Girl
09 I Know You
10 Tears Are Not Enough
11 Backdoor Man
12 Crush On You
13 Love By Design
14 Stand Up

Lineup
Steve Newman: vocals, guitars, bass, keyboards
Rob McEwen: drums

Um comentário:

Unknown disse...

Não consigo achar nenhum album deste artista...

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...