sexta-feira, 16 de março de 2018

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Desde que retomaram a carreira em 2007, os britânicos do FM têm se mantido ocupados ao extremo. A banda vem lançando material quase que anualmente desde então (às vezes são dois lançamentos, como ocorreu em 2010 e 2013) e sua participação em festivais pela Europa é constante, isso sem mencionar suas próprias tours. Agora, o quinteto está de volta com "Atomic Generation", álbum que certamente agradará os fãs da banda dada a alta qualidade musical que ele apresenta. E boa parte dessa qualidade repousa sobre as maiúsculas interpretações do grande Steve Overland, uma das mais conhecidas e respeitadas vozes do universo dos bons sons.

O álbum abre com "Black Magic", um rocker bem cadenciado por um baixo na linha de frente e bateria simples (porém eficiente), contando com backing vocals cuidadosamente distribuídos nos versos e no refrão explosivo. Já "Too Much Of A Good Thing" é outro belo rocker e que remete aos bons momentos do Shadowman (lembra desse projeto?), enquanto "Killed By Love" mostra que o FM ainda sabe fazer AOR de qualidade, com melodia envolvente e um refrão fácil e grudento. Porque a banda não investe mais nessa vertente é um mistério... Enfim, três canções excelentes (todas destaques do álbum) e que merecem sua total atenção e múltiplas audições...

Seguimos com a ótima "In It For The Money" (e que parece ter sido retirado do ótimo "Takin' It To The Streets"), rocker envolvente e com baixo e guitarra dividindo espaço na linha de frente ao longo dos versos, convergindo para um refrão matador. Enquanto isso, a excelente "Golden Days" (é de causar arrepios!!!) chega oferecendo mais um radio friendly AOR de altíssima qualidade, com versos envolventes e um refrão arrebatador, assim como acontece com "Playing Tricks On Me", um elegantérrimo rocker com uma evidente aura bluesy e um arranjo caprichado, com metais e tudo mais, oferecendo uma canção que me faz lembrar - e muito - do que o FM começou a fazer com o monstruoso "Aphrodisiac", entretanto, não com essa intensidade. Mais três belíssimas canções, mais três destaques, mais volume máximo e múltiplas audições...

A parruda "Make The Best Of What You Got" surge na sequência com um arranjo bem tradicional, simples, muito eficaz e com um refrão empolgante, enquanto "Follow Your Heart" chega com um refrão radio friendly que, uma vez mais, me remete aos bons sons do Shadowman. Mas nem tudo é referência: a linda "Do You Love Me Enough?" é uma regravação da canção originalmente gravada em 2004 pelo projeto The Ladder, que tinha os senhores Overland e Jupp no lineup. E apesar de essa releitura pouco ter mudado em comparação com a original, por algum motivo ela me soa melhor. E temos aqui, uma vez mais, três grandes momentos que merecem sua total e irrestrita atenção.

FM circa 2018: Davis, Kirkpatrick,
Overland, Jupp e Goldsworthy
E fechando o álbum temos "Stronger", um rocker que tem estrutura semelhante (atenção: não igual) à primeira canção do álbum e que empolga e cativa da mesma maneira e com a mesma intensidade, adjetivos que bem poderiam ser usados para descrever "Love Is The Law", uma balada massacrantemente linda, com estrutura acústica e traz uma interpretação inspirada do sempre excelente Mr. Overland. Se você está naquela rebordosa amorosa, prepare o lenço...

Em resumo, caríssimas e caríssimos, confesso que "Atomic Generation" não havia me impressionado na primeira audição, mas a cada nova as canções foram ganhando perspectivas diferentes e seus detalhes e particularidades começaram a aflorar, e agora posso afirmar sem medo que esse é o melhor trabalho do FM em anos. Muitíssimo bem produzido, coeso, repleto de grandes canções executadas na beira da perfeição e com um vocalista sem igual, "Atomic Generation" mostra o FM em grande forma, desmentindo de maneira categórica quem apostava em um futuro de esquecimento para a banda. Me agradou muito as variações acerca da direção musical do álbum, que traz momentos diversos acerca de um mesmo tema sem perder a identidade. Um belíssimo álbum do FM, que não apenas faz jus ao bom nome que a banda tem, como também desponta desde já como um dos trabalhos mais bacanas do ano.

FM - Atomic Generation
To be released on March 30th, via Frontiers Records
Cat. #FR CD 851

Tracklist
01 Black Magic (assista ao vídeo aqui)
02 Too Much Of A Good Thing
03 Killed By Love
04 In It For The Money
05 Golden Days
06 Playing Tricks On Me (assista ao vídeo aqui)
07 Make The Best Of What You Got
08 Follow Your Heart
09 Do You Love Me Enough?
10 Stronger
11 Love Is The Law


Lineup
Steve Overland: vocals guitars
Pete Jupp: drums, vocals
Merv Goldsworthy: bass, vocals
Jim Kirkpatrick: guitars
Jem Davis: keyboards

Guest Musicians
Scott Raplh: horns on "Playing Tricks On Me"
Chris Cliff: cello on "Follow Your Heart"

2 comentários:

DarkStein disse...

Excelente album, mas onde consigo a letra das músicas!? Se eu comprar o album pelo iTunes consigo as letras também?

Juba.San disse...

DarkStein, se você for assinante do Apple Music, poderá ver letras de música no app Música em um iPhone, iPad ou iPod touch, no iTunes em um Mac ou PC, no app Música em uma Apple TV ou no app Apple Music em um telefone Android.

Para ver as letras, verifique se você tem as versões mais recentes do iOS, do iTunes e do tvOS ou a versão mais recente do app Apple Music no telefone Android.

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...