sexta-feira, 26 de outubro de 2018

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Os alemães do Rammstein são uma unanimidade dentro do Neue Deustche Härte, algo como "Novo Peso Alemão", em tradução livre. Com uma sonoridade que engloba elementos eletrônicos e uma base inequivocadamente metal, a banda conta com uma fiel e sempre crescente legião de fãs ao redor do mundo, e muita gente (incluindo este que vos escreve) tomou conhecimento desses caras com "Engel", maiúsculo single que promovia "Sehnsucht", o segundo álbum dos berlinenses. Descrito por muitos como sendo industrial rock ou industrial metal, o estilo da banda, definitivamente, não é recomendado a ouvidos mais sensíveis. Mas se você curte peso sobre peso, Rammstein é uma excelente dica.

A tenebrosa "Engel" traz a bateria no estilo bate estaca, acompanhada pelo baixo em primeiro plano e um discreto teclado ao fundo, enquanto as guitarras se apresentam no refrão arrebatador, que distribui uma dose absurdamente bem controlada de peso. Vale destacar os vocais quase angelicais de Christiane "Bobo" Hebold nas b-sections, que apresentam um contraste muito bacana em relação ao conjunto. Ainda, apesar de estar listada como sendo extended, essa versão de "Engel" tem míseros 11 segundos a mais do que a versão original. Seja como for, múltiplas audições e volume máximo (para apavorar os vizinhos) são recomendadas.

"Feuerräder" é uma demo gravada em 1994 para "Herzeleid", o primeiro trabalho da banda. Essa canção traz a bateria acompanhada um loop bastante dinâmico, emoldurado por teclados que lembram os sons familiares da Marylin Manson. As guitarras - incisivas e onipresentes - assumem a linha de frente e cortam os soturnos vocais de Herr Lindemann. Mais uma dose quase absurda de peso que merece sua irrestrita atenção.

"Wilder Wein" é outra demo gravada para "Herzeleid", mas aqui os teclados criam a base onde a bateria surge lentamente cadenciada e acompanhada pelo baixo quase que em segundo plano. Esse conjunto é pisoteado pelos tenebrosos vocais de Herr Lindemann, em uma interpretação digna de filme de terror, mas merecedora de volume máximo para que seus vizinhos chamem um padre para lhe exorcizar.

Finalmente, há um remix instrumental para "Rammstein", canção do primeiro álbum da banda e que já se tornou um clássico dentro da sua discografia. O remix em questão não me agrada, mas o Rammstein investe pesado nesse formato até hoje e os resultados são favoráveis, haja vista a banda aparecer várias vezes nas listas das canções mais tocadas em clubes na Europa.

Rammstein, circa 1997: Landers, Schneider,
Lindemann, Riedel, Lorenz e Kruspe
Em resumo, caríssimas e caríssimos, nem só de melodias suaves vivem os amantes dos bons sons. Nunca fui e nem sou um entusiasta do chamado industrial rock, mas é fato que existem bandas muito legais naquele segmento, mas nenhuma me agrada tanto quanto o Rammstein. Além das canções serem muito bem construídas, o idioma alemão e os vocais de Herr Lindemann conferem um aspecto sombrio que coloca a banda acima das concorrentes. Ainda, recomendo que vocês assistam o vídeo ao vivo de "Engel", gravado durante a passagem do Rammstein pelos Estados Unidos e registrado no espetacular "Rammstein In Amerika", lançado em 2015. Se você curte peso e ainda não conhece o trabalho do Rammstein, sugiro dar uma chance aos caras. Quando me recomendaram essa banda, num distante 1995, eu nunca imaginei que me tornaria fã. E acredite, não falta qualidade nos álbuns - e especialmente nos shows - da banda, como você pode facilmente comprovar assistindo aos inúmeros registros no Youtube. Aumente o volume e se prepare para uma dose cavalar de bons e pesados sons. Acredite, você pode se surpreender...

RAMMSTEIN - Engel CDS (Fan Edition)
Released on 1997 via Motor Music GmbH
Cat. #571 215-2

Tracklist
01 Engel (Extended) (assista ao vídeo aqui)
02 Feuerräder (Live Demo)
03 Wilde Wein (Live Demo)
04 Rammstein (Eskimos & Egypt Instrumental Edit)

Lineup
Till Lindemann: vocals
Richard Z. Kruspe: guitars, backing vocals
Paul Landers: guitars, backing vocals
Oliver Riedel: bass, backing vocals
Christoph Schneider: drums
Christian "Flake" Lorenz: keyboards


Guest musicians
Christiane "Bobo" Hebold: vocals on "Engel"
MarcStagg: additional programming

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...