sexta-feira, 15 de setembro de 2023

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

A recomendação da semana passada despertou a curiosidade de muita gente. Gente essa que enviou mensagens pedindo resenha de mais singles dos britânicos do FM, e como já havíamos falado sobre a fase AOR da banda, dessa vez falaremos sobre a fase mais rocker dos caras, iniciada em 1991 e atingindo seu ápice um ano depois.

A banda havia passado por mudanças drásticas com as saídas de Chris Overland (logo após a tour promocional do clássico "Tough It Out") e Didge Digital (no final de 1991). A chegada do talentoso Andy Barnett colocou a banda em outra direção, como se percebe facilmente ao ouvir o ótimo "Takin' It To The Streets", mas foi o colossal "Aphrodisiac" que consolidou a sonoridade mais crua e energética da banda (que, pessoalmente, adoro).  

Para promover o álbum "Blood And Gasoline" foi lançada como single, e que canção é essa!!! Uma power ballad imponente, com arranjo caprichado e que ostenta peso e melodia na medida certa, a canção tem versos envolventes e um refrão potente, perfeito para os arregaçantes vocais de Steve Overland. Para comprovar isso tudo você pode assistir ao vídeo promocional aqui.

"Chinese Whispers" é um rocker bem cadenciado, com linha de bateria envolvente e baixo intermitente, criando uma sólida base por onde as guitarras desfilam sua mágica em versos curtos, culminando em um refrão explosivo onde os backing vocals se apresentam grandiosamente. Em seguida temos dois covers massacrantes: a linda "Some Kind Of Wonderful" (gravado originalmente em 1974 pela Grand Funk Railroad) e a excelente "I'll Be Creepin'" (gravada pelo Free em 1969). Gravadas ao vivo em Gotenburgo em Janeiro de 1992, ambas as canções trazem Mr. Overland em plena forma, além da banda voando baixo na reprodução de dois clássicos do rock, carregados de energia e com aquele toque que só o FM era capaz de conferir. Múltiplas audições sem nenhuma moderação se fazem necessárias.

FM, circa 1992
Entre os singles do FM, confesso que este aqui é um dos que eu mais gosto, independente da época. A chegada de Barnett trouxe um novo ar para a banda que já ensaiava trilhar um novo caminho - musicalmente falando - e encontrou no então novo guitarrista um catalisador para sua vontade de seguir em frente. 

E as canções ao vivo mostram a vitalidade e versatilidade do FM no palco, algo que foi devidamente registrado ao longo dos anos. Para a nossa alegria...


FM - Blood And Gasoline
Released in 1992 via Music For Nations
Cat. #CDKUT 147

Tracklist
01 Blood And Gasoline
02 Chinese Whispers
03 Some Kind Of Wonderful (Live)
04 I'll Be Creepin' (Live)

Lineup
Steve Overland: vocals, guitars
Pete Jupp: drums, vocals
Merv Goldsworthy: bass, vocals
Andy Barnett: guitars, vocals

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...