sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Existem várias bandas que alternam grandes álbuns com outros apenas satisfatórios, e incluo nessa categoria a Heartland. Liderada pelo veterano Chris Ousey, a banda nunca lançou dois grandes álbuns em sequência - minha opinião - e, infelizmente, nunca duplicou a altíssima qualidade de seu legendário primeiro álbum, lançado em 1991. Neste trabalho, a banda esbanja classe e talento sob qualquer aspecto e isso fica bastante evidente desde a primaira canção.

O álbum abre com "Teach You To Dream", cuja introdução suave esconde um rocker poderoso onde as guitarras assumem a frente e sustentam a melodia pontuada por teclados suaves, mas suficientes para serem bem notados. Os vocais de Chris Ousey são perfeitos para esse tipo de canção e só completam o pacote que já era excelente. Logo em seguida surge "Carrie Ann", um mid-pacer arrasador e absolutamente tradicional, mostrando todos aqueles teclados e guitarras que tanto gostamos, juntamente com o refrão que fica na cabeça por dias. Um dos grandes destaques do álbum, com toda certeza. Ouça sem a menor moderação e seus vizinhos lhe pedirão para aumentar o volume. Um pouco mais contida, a bacana "Cast Your Shadow" reduz a marcha com um arranjo mais intrincado e muito bacana. No limite entre o AC Rock e o AOR, essa canção surpreende e merece uma audição mais cuidadosa.

E então chega "Real World" - assista ao vídeo aqui - outro mid-pacer capaz de fazer o papai Smurf submeter a Smurfete às mais impublicáveis sevícias. Com a melodia privilegiando teclados e guitarras igualmente, o resultado só poderia ser brilhante e a interpretação de Mr. Ousey nessa canção está acima da média. Uma verdadeira pancada que merece ser ouvida a todo volume. O álbum continua com "Fight Fire With Fire", linda balada onde as guitarras se destacam e cujo arranjo é um dos melhores do álbum. Gosto também do rocker "That Thing", canção que me lembra - e muito - o Strangeways, especialmente pelos teclados mais presentes e também pelo arranjo e métrica. Se você conhece o álbum "Walk In The Fire" - já recomendado aqui - acredito que você também poderá perceber as semelhanças.

"Walk On Ice" é um caso de amor e ódio pessoal, porque ao mesmo tempo que essa canção não me agrada totalmente, reconheço nela algumas qualidades como a linha pulsante do baixo e as guitarras bem postadas, conferindo uma sonoridade que me lembra - e muito - os melhores momentos de muitas bandas britânicas de AC Rock da década de 80. A balada "Paper Heart" cumpre seu papel e é interessante, mas nada muito além disso. Já o rocker "Paradise" é bacana e até convence, especialmente pelas guitarras, mas "Promises" abusa dos teclados e, pessoalmente, me parece o elo fraco nesse álbum.

Em resumo, nibelungas e nibelungos, este álbum é obrigatório em suas coleções por vários motivos. Sempre o aponto como especial por ser o mais AOR oriented de toda a carreira da banda, além de trazer Chris Ousey cantando como nunca e acompanhado de músicos absolutamente talentosos, interpretando canções memoráveis e que retratam uma época em que talento já não era tão abundante. Recomendo esse trabalho da Heartland sem medo algum e desafio vocês a irem atrás do seu e permanecerem indiferentes à ele ao final da audição. Coisa de gente grande, para gente grande...

HEARTLAND – Heartland
Released in 1991 via A&M Records
Cat. #397 121-2

Tracklist
01 Teach You To Dream
02 Carrie Ann
03 Don’t Cast Your Shadow
04 Real World
05 Fight Fire With Fire
06 That Thing
07 Walking On Ice
08 Paper Heart
09 Paradise
10 Promises

Lineup
Chris Ousey – vocals
Gary Sharpe – guitar
Phil Brow – bass
Steve Gibson – drums
Rik Carte – keyboards
Additional Musicians
Keyboards – George Deangelis, David Hinson
Piano – Don Snow
Drums – Steve Ferrara
Backing Vocals – Carol Kenyan, Sylvia Mason James, Paul Moggledon, Omar Dupree, Stephen P. Clisby, Julia Loko, Jody Pijper, Don Snow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...