sexta-feira, 8 de junho de 2018

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Referência de qualidade no universo dos bons sons e donos de uma rica discografia, os britânicos do FM presentearam seus fãs há 15 anos com a belíssima "Long Time No See", uma caixa com três discos contendo muita coisa bacana. Desde material lançado - na época - exclusivamente no Japão e também um de seus shows mais memoráveis da década de 80. a banda caprichou na seleção de conteúdo e enriqueceu a coleção dos fãs.

O primeiro disco traz parte do material de "Paraphernalia" (já resenhado aqui), álbum exclusivo do mercado japonês originalmente lançado em 1996, além de algumas canções da coletânea "Closer To Heaven" (já resenhada aqui), também lançada apenas no Japão, em 1993. Esse disco traz uma série de rockers excelentes, como os maravilhosos "Caught In The Innocence", "After Hours", "Locomotive Love", "Heavy Heart" e "Finish What Ya Started", todas com a sonoridade que a banda praticava logo no início dos anos 90. As três canções finais - regravadas em 1998 - são bem bacanas e pouco fogem das versões originais, à exceção de "Frozen Heart", ressurgida em uma versão absurdamente intimista e tão linda quanto a original.

FM circa 1989: Chris, Pete, Steve, Merv e Didge
O segundo disco traz o tracklist completo do clássico "Aphrodisiac" (indiscutivelmente, um dos melhores e mais consistentes álbuns do FM), além da arrebatadora "Chinese Whispers" - uma das três bonus tracks da edição japonesa - e uma encantadora versão acústica de "Closer To Heaven", tendo os inconfundíveis de Steve Overland acompanhados por piano, teclados e um baixo discretíssimo.

Mas a grande surpresa está no terceiro disco, que traz o único registro oficial de um dos shows que o FM fez promovendo o essencial "Tough It Out". O show em questão foi gravado em 17 de Agosto de 89 e foi comercializado pela própria banda com o nome de "Live At Th Astoria", contendo o mesmo tracklist, mas com a ordem das canções um pouco diferente. Uma versão bootleg também já existia, mas com qualidade razoável, ao contrário do que temos aqui. Vários singles promocionais de "Tough It Out" continham canções ao vivo que foram retiradas desse show. As versões ao vivo são absurdamente espetaculares, particularmente  as de "Face To Face", "Bad Luck", "The Other Side Of Midnight" e "Frozen Heart", além da cover prá lá de bacana de "Hot Legs", clássico do mestre Rod Stewart originalmente gravada em 1977.

FM circa 1992: Barnett, Jupp, Goldsworthy e Overland
Em resumo,caríssimas e caríssimos, "Long Time No See" traz o FM me momentos distintos, mas desfilando a qualidade que até hoje lhes é característica. Particularmente, comprei esse box por conta do terceiro disco, já que "Paraphernalia" (em sua versão original, com dois discos) e a versão japonesa de "Aphrodisiac" já integravam minha coleção. Ainda assim, o trabalho gráfico desse box é fantástico, trazendo fotos da banda e letras para todas as canções nos dois primeiros discos. Seja como for, "Long Time No See" é um belíssimo box não apenas para os fãs do FM, mas principalmente, para os amantes daquele AOR do início dos anos 90, fase em que Mr. Overland e companhia lançaram álbuns muito mais que interessantes. Esse box é material obrigatório em sua coleção...

FM - Long Time No See
Released in 2003 via Escape Music
Cat. #ESM086

Tracklist

Disc 1
01 Caught In The Innocence
02 I Don't Wanna (Play These Games)
03 After Hours
04 I'll Be There
05 Locomotive Love
06 That's The Way
07 Promised Land
08 Tempted
09 Heavy Heart
10 Three Seconds
11 Finish What We Started
12 Burning My Heart Down ('98 Version)
13 Don't Stop ('98 Version)
14 Frozen Heart ('98 Version)

Disc 2
01 Breathe Fire
02 Blood And Gasoline
03 All Or Nothing
04 Closer To Heaven
05 Ain't Too Proud
06 Take The Money
07 Aphrodisia
08 Inside Out
09 Ain't Gonna Run No More
10 Play Dirty
11 Rivers Run Dry
12 Hard Day In Hell
13 Chinese Whispers
14 Closer To Heaven (Acoustic Version)

Disc 3
01 I Belong To The Night
02 Face To Face
03 Don't Stop
04 Everytime I Think Of You
05 Bad Luck
06 Burning My Heart Down
07 The Other Side Of Midnight
08 Frozen Heart
09 Heart Of The Matter
10 Hot Legs 
11 That Girl
12 American Girls

Lineup Discs 1+2
Steve Overland: vocals, guitars
Merv Goldsworthy: bass, vocals
Pete Jupp: drums, percussion, vocals
Andy Barnett: guitars, vocals 
Jem Davis: keyboards
Charlie Ollins: keyboards

Lineup Disc 3
Steve Overland: vocals, guitars
Chris Overland: guitars
Merv Goldsworthy: bass, vocals
Pete Jupp: drums, percussion, vocals
Didge Digital: keyboards

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

O norte-americano Jude Cole - na ativa desde 1979 como músico de estúdio e compositor de aluguel - foi um dos mais reconhecidos nomes d...